Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

PSB cresce nas prefeituras, mas...

| 18/11/2020, 08:51 08:51 h | Atualizado em 18/11/2020, 08:58

O PSB foi o partido que mais elegeu prefeitos no Estado. Foram 13. Em segundo lugar empatam Cidadania e Republicanos, com nove prefeitos cada – sendo que o Republicanos pode chegar a 10 se o Delegado Pazolini for eleito em Vitória.

O número de prefeitos eleitos está dentro da meta do partido, que lançou 38 candidatos para eleger 15, sendo que hoje têm 9 prefeitos. Mas está abaixo dos 22 que foram eleitos em 2012, quando o governador Renato Casagrande estava em seu primeiro mandato. “Fizemos também 10 vices, hoje temos dois ou três, e 113 vereadores, hoje temos 53. É provável que somando PSB e aliados, que apoiamos, tenhamos feito 85% dos prefeitos no Estado”, disse o presidente do PSB-ES, Alberto Gavini.

Embora a base de apoio partidário do governador hoje seja bastante ampla, nada impede que em 2022 outros partidos estejam em outros palanques. Em tempo: mesmo com toda confusão interna, o MDB fez oito prefeitos no Estado.

PSD com Pazolini?
O vereador Mazinho dos Anjos (PSD) vai ficar neutro na eleição, mas liberou o comando do partido (ele é presidente municipal) para que tomem a decisão. Nos bastidores, a tendência é que o PSD feche com o candidato a prefeito Delegado Pazolini. O vereador Davi Esmael, único parlamentar eleito pelo partido, já teria até foto com o pai, Esmael, e o delegado.

O mais votado na mira
O vereador de Vitória Denninho Silva (Cidadania), que foi reeleito com a maior votação (7.213 votos) da capital, está na mira do candidato a prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). O Cidadania ainda não se manifestou sobre o que irá fazer. “Vou me reunir com meu grupo. Ainda não tomei a decisão”. Mas o Republicanos já conta com ele.

Imagem ilustrativa da imagem PSB cresce nas prefeituras, mas...
|  Foto: AT
Esmeraldo magoado
O deputado Zé Esmeraldo derramou ontem toda a amargura ao falar que o filho, o candidato a prefeito de Vitória Sérgio Sá, foi traído. Mirando a cúpula do governo, falou que muitos pediram voto útil para “outro”, insinuando tratar de Gandini. “A pior coisa que tem é a ingratidão”, disse, após votar contra o governo.

No Norte, filho de Mateusão é eleito prefeito
O vereador Mateusinho do Povão, filho do ex-prefeito Mateusão, foi eleito prefeito de Conceição da Barra. Mateusinho é presidente da Câmara de Vereadores e chegou a assumir a prefeitura por alguns meses neste ano após o afastamento judicial do prefeito Chicão, que tentou a reeleição e perdeu. O pai, que já foi preso por peculato, quase não foi visto na campanha de Mateusinho.

“Ninguém está autorizado a tomar decisão”
A Executiva do PSB-ES deve se reunir hoje à noite – com a presença do governador – para definir os apoios no 2º turno na Grande Vitória. “Ninguém está autorizado a tomar decisão nenhuma ainda”, disse o presidente do PSB-ES, Alberto Gavini. Em Vila Velha, o PSB já está na coligação de Max Filho. Na Serra, o PSB tem mais afinidade com Vidigal; em Vitória é quase certo fechar com Coser e em Cariacica é o problema: são dois aliados buscando apoio.

Geopolítica vai agir?
O PT tem dois candidatos no 2º turno e pode ser que o PSB decida dividir esse apoio – dando só para um – para equilibrar o jogo entre os aliados.

Por onde anda?
O presidente da Assembleia, Erick Musso, anda sumido. Há muito tempo não aparece na sessão ordinária.

Após tanta confusão...
Em Itaguaçu, após confusão envolvendo polícia, prisão, apreensão de armas, venceu para prefeito Uesley Corteletti com 4.421 votos, 258 a mais que o adversário Mário João.

Nova foto de perfil
O deputado Gandini trocou sua foto de perfil no WhatsApp. Agora aparece com um capacete de ciclista.

Novo normal
Acabou o estilo “paz e amor” do Capitão Assumção. Passou o discurso de ontem na sessão xingando o governador e o secretário da Saúde.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: