X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Que calor é esse?! Entenda o que faz as temperaturas estarem tão altas


Imagem ilustrativa da imagem Que calor é esse?! Entenda o que faz as temperaturas estarem tão altas
|  Foto: Reprodução/Pixabay

A semana do capixaba tem sido de sol intenso e forte calor em todas as regiões do Espírito Santo. E é melhor já reforçar o protetor solar e tomar bastante água, porque a tendência, segundo institutos de meteorologia, é que a temperatura suba mais um pouco ainda no Estado nos próximos dias. Há previsão de que cidades localizadas no Sul capixaba registrem até 42°C no sábado (3).

O calor não é uma realidade apenas do Espírito Santo, onde Cachoeiro de Itapemirim, no Sul, já teve o dia mais quente do ano no Estado. Outras cidades brasileiras também vêm registrando nos últimos dias recordes de temperatura, como é o caso de Cuiabá (MT), onde os termômetros alcançaram 44°C, nesta quinta (1) – a maior temperatura em 58 anos.

Mas o que tem provocado todo esse calor pelo Brasil nesta última semana? De acordo com o G1, isso tem ocorrido por conta de grandes massas de ar seco seguem pelo centro do País. Essas massas são chamadas de bloqueio atmosférico e atuam como uma barreira, impedindo a avanço de frentes frias ou algum outro sistema que consiga levar chuva para essa região.

Especialistas ouvidos pelo portal, informam que, neste ano, o bloqueio está mais forte porque a temperatura na superfície do mar está mais alta do que o normal, o que faz com que as frentes frias desviem para o alto mar.

Outro fator que colabora para o calor intenso é que uma corrente de ar, conhecida como jato polar, não passou tanto pelo Brasil e vai se concentrando cada vez mais ao Sul do País e da Argentina.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: