X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Onda de calor deve causar temperaturas perto dos 40º C no ES no fim de semana

Onda de calor atinge todas as regiões do País nesta semana e as altas temperaturas podem causar risco à saúde


Imagem ilustrativa da imagem Onda de calor deve causar temperaturas perto dos 40º C no ES no fim de semana
Temperaturas perto dos 40ºC no Espírito Santo |  Foto: Reprodução/Pixabay

O fim de semana no Espírito Santo deve ser com temperaturas próximas dos 40ºC em algumas cidades capixabas. Esse aumento das temperaturas vai ser provocado por conta de uma onda de calor que vai atingir todos as regiões do Brasil nesses últimos dias de inverno. Pelo País, a tendência é de que os termômetros registrem até 45ºC em algumas localidades. 

A chegada dessa onda de calor foi anunciada pela empresa de meteorologia MetSul. O instituto alertou que as altas temperaturas podem causar risco à saúde e merecem atenção das autoridades. 

Leia mais notícias de Tempo e Temperatura aqui

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê que já, nesta terça-feira (19), cidades do Sul do Espírito Santo registrem temperaturas de até 35ºC. Na Grande Vitória, a máxima pode alcançar 34ºC. 

A tendência é que as temperaturas se mantenham acima dos 30ºC no restante da semana, mas a partir do final de semana essas marcas devem subir ainda mais e se aproximar dos 40ºC, principalmente nos municípios do Sul capixaba, conforme os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

De acordo com os dados do último boletim meteorológico do Inmet, as cidades próximas da divisa com o Rio de Janeiro e Minas Gerais podem registrar temperaturas de ate 38ºC. Na Grande Vitória, os termômetros devem atingir 34º. 

Apesar das altas temperaturas durante o dia, a previsão é de que a mínima deve cair, ficando abaixo de 18ºC no Caparaó e Sul do Espírito Santo. 

Imagem ilustrativa da imagem Onda de calor deve causar temperaturas perto dos 40º C no ES no fim de semana
Gráfico com as temperaturas máximas para o fim de semana no Brasil |  Foto: Reprodução Inmet

Onda de calor 

O MetSul explica que o forte calor e as temperaturas extremas são causados por uma bolha de calor, também denominada como domo ou cúpula de calor.

De acordo com a empresa, essa onda de calor ocorre com áreas de alta pressão que atuam como cúpulas de calor e têm ar descendente, comprimindo o ar no solo e com isso aquece a coluna de ar. Esse sistema se forma quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma região por dias ou semanas, prendendo muito ar quente por baixo - da mesma forma como uma tampa em uma panela.

Essa bolha de calor agora vai estar com o seu centro entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil. Essa massa de ar quente já vai provocar calor no começo desta semana no Centro-Oeste e no Sudeste do País.

A empresa prevê que a temperatura vai se aproximar ou superar os 40ºC nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.



A situação deve ficar mais crítica no Centro-Oeste, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde a maioria das cidades devem registrar temperaturas acima de 40ºC, atingindo até mesmo marcas extremas de 45ºC.

A onda de calor é uma situação de risco à saúde por conta das elevadas temperaturas e deve demandar atenção das autoridades. O pico de calor deve ocorrer entre o final desta semana e o começo da próxima.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de perigo para as altas temperaturas com risco à saúde até a sexta-feira (22). O aviso é válido para os estados das regiões Sul e Centro-Oeste, além de parte de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: