Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

'Kurumí' se forma em alto-mar e pode trazer chuva forte para o Estado

| 24/01/2020 13:32 h | Atualizado em 24/01/2020, 16:44

Kurumí
Kurumí |  Foto: Reprodução / Climatempo

A tempestade subtropical Kurumí se formou na noite desta quinta-feira (23), em alto mar a 250 km a sudeste de Macaé (RJ), após registrar ventos de 65 km/h (35 nós). O registro foi feito por volta das 22 horas, com o centro do ciclone a 700 km a sudoeste de Arraial do Cabo (Rio de Janeiro), com deslocamento para o Sul do país.

A classificação foi dada pela Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB).

Segundo a Marinha, o Kurumí pode trazer consequências ao Espírito Santo, com a possibilidade de grandes acumulados de chuva atingirem o litoral do Estado, além do Rio de Janeiro (Arrial do Cabo até o Norte Fluminense) e Bahia (Sul até Ilhéus).

Ainda segundo o alerta, o Kurumí pode gerar ressaca na região entre Tramandaí (Santa Catarina) e Santos (SP).

Kurumí significa "menino" em tupi-guarani. É a Marinha quem nomeia os sistemas meteorológicos especiais que se formam em áreas oceânicas e os nomes já ficam pré-definidos.

Leia Mais: Você sabe o que é Kurumí? É melhor você se preparar pra ele!

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS