Inmet renova alertas de temporais para o Espírito Santo
Estado está sob alerta amarelo, mas municípios próximos à divisa com Minas Gerais receberam aviso laranja, com risco de chuvas intensas e ventos forte
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, neste domingo (14), o alerta para temporais em todo o Espírito Santo. De acordo com o órgão, todo o Estado permanece sob alerta amarelo, que indica risco potencial e é o nível mais baixo na escala de severidade.
O alerta amarelo de tempestade vale para 76 municípios capixabas. A previsão é de chuva de até 50 milímetros por dia, além de ventos com velocidade entre 40 e 60 km/h. Apenas Pedro Canário e Conceição da Barra estão fora da área de risco no Espírito Santo.
No entanto, 23 municípios próximos à divisa do Espírito Santo com Minas Gerais receberam alerta laranja, que representa grau médio de severidade. Cidades das regiões Sul, Noroeste e Central do Estado estão entre as afetadas.
Para essas localidades, a previsão indica acumulado de chuva de até 100 milímetros por dia e ventos entre 60 e 100 km/h. Também há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O aviso do Inmet é válido até as 10h desta segunda-feira (15).
Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado também emitiu alerta moderado de risco hidrológico — potencial de chuvas intensas — para cinco municípios da região Sul do Estado. São eles Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, Anchieta e Guaçuí.
O boletim extraordinário, divulgado às 17h, aponta Guaçuí como o município em que caiu o maior volume de água nas últimas 24 horas, com 75.01 milímetros. Em seguida, está Alegre (58.15mm), Marechal Floriano (53.80mm), Guarapari (38mm) e Domingos Martins (37.53mm).
Municípios sob alerta laranja
- Água Doce do Norte
- Afonso Cláudio
- Alegre
- Baixo Guandu
- Barra de São Francisco
- Brejetuba
- Castelo
- Conceição do Castelo
- Guaçuí
- Ibatiba
- Irupi
- Itaguaçu
- Itarana
- Iúna
- Jerônimo Monteiro
- Laranja da Terra
- Mantenópolis
- Mimoso do Sul
- Muniz Freire
- Muqui
- Pancas
- São José do Calçado
- Venda Nova do Imigrante
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários