X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Frente fria sai da Argentina e começa a avançar pelo Brasil nesta semana

Avanço da frente fria deve causar chuva e diminuir temperatura pelo País


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Frente fria sai da Argentina e começa a avançar pelo Brasil nesta semana
Frente fria vai causar chuva e diminuir temperaturas no País |  Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Uma frente fria formada na Argentina deve causar chuvas e baixar as temperaturas no Sul do país a partir desta quarta-feira (10), antes de aliviar o tempo quente em parte do Sudeste, incluindo a cidade de São Paulo e o litoral paulista.

Nesta quarta, a nebulosidade aumenta no centro e no leste do Rio Grande do Sul, e crescem as chances de chuva forte no sul e no norte de Santa catarina, de acordo com a empresa Climatempo.

Os efeitos da frente fria devem chegar ao Sudeste na noite de quinta-feira (11), com pancadas de chuva e queda de temperatura na sequência, na sexta (12). Na cidade de São Paulo, por exemplo, a máxima, que nesta quarta deve ser de 30°C, passará a 26°C na sexta, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Na capital paulista, onde choveu nas duas últimas noites, as pancadas devem ter menos volume nesta quarta-feira. O clima continua abafado, com umidade em torno de 60%. É o que diz o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo. Segundo o órgão, as médias devem ficar em 19°C (mínima), e 28°C (máxima).

Diferentemente do Inmet, que tem uma estação meteorológica no mirante de Santana, na zona norte, o CGE calcula as médias para registros e previsões a partir de estações meteorológicas distribuídas pela cidade.

De acordo com a Defesa Civil, a quarta deve ser de calor e temperaturas em elevação em praticamente todo o estado. Segundo a Climatempo, Ubatuba e Ilhabela, no litoral norte paulista, e Santos e Praia Grande, na Baixada Santista, terão máximas de 30°C, com pancadas de chuva à tarde e à noite.

No Centro-Oeste do país, as pancadas de chuva persistem nesta quarta na região de Cuiabá e na divisa de Mato Grosso com Goiás, afirma a Climatempo. Em Mato Grosso do Sul, a previsão indica chuva no fim do dia. A máxima prevista se mantém acima dos 30°C.

Na Bahia, a capital Salvador deve ter pancadas isoladas, com chances de trovoadas, e as temperaturas ficam entre 25°C e 30°C. No interior do estado, assim como em Pernambuco, Alagoas e Sergipe, não há previsão de chuva.

No Sul, onde a frente fria chega primeiro, as mínimas e máximas previstas para esta quarta são 18°C e 27°C em Curitiba (PR), 21°C e 25°C em Porto Alegre (RS) e 22°C e 28°C em Florianópolis (SC).

De acordo com boletim publicado nesta segunda (8) pelo Inmet, há previsão de pancadas de chuva que podem superar os 80 mm em áreas de Amazonas, Pará e Tocantins, com possibilidade de raios e rajadas de vento.

Não deve chover em Roraima e no noroeste do Pará. As máximas devem ser de 33°C em Manaus, 32°C em Belém e 33°C em Palmas.

No Espírito Santo, depois de dias consecutivos de calor e sol forte, o fim de semana pode ter uma mudança de tempo, principalmente na Grande Vitória e na metade Sul do Estado.

O tempo deve ficar instável com sol entre nuvens ao longo do dia e chuva fraca, em alguns momentos do dia, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: