Fenômeno que deve trazer chuvas ao ES começa a se estabelecer neste sábado
Primeira ZCAS de 2026 deve trazer volumes elevados de chuvas até pelo menos a próxima quarta-feira (7)
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno que deve trazer chuvas intensas para o Espírito Santo, deve começar a se estabelecer no território brasileiro neste sábado (3). Segundo a Climatempo, a primeira ZCAS de 2026 deve trazer volumes elevados de chuvas até pelo menos a próxima quarta-feira (7).
O fenômeno é característico por trazer chuvas de verão para o Brasil, Neste período, porém, a chuva deve cair de maneira frequente e contínua, com poucos períodos de trégua.
A configuração atmosférica típica da ZCAS envolve a atuação conjunta de diversos sistemas, criando um corredor de umidade que favorece precipitações frequentes e prolongadas sobre a faixa central do Brasil.
Segundo a Climatempo, a ZCAS deve trazer chuvas que podem superar os 150 milímetros para o território capixaba, ou até ultrapassar os 200 milímetros ao longo do episódio.
A atenção deve ser maior não apenas por causa da ocorrência de chuva forte ou temporais isolados, mas sim a persistência da precipitação por vários dias consecutivos, o que aumenta o risco de alagamentos, enxurradas, elevação de córregos e rios, além de possíveis deslizamentos em áreas de encosta.
ZCAS
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é uma larga e prolongada zona de convergência de umidade sobre o Brasil, resultado da interação da circulação de ventos de vários sistemas meteorológicos que atuam ao mesmo tempo.
Ela é caracterizada por uma larga e prolongada zona de convergência de umidade sobre o Brasil, que gera grandes áreas de chuva sobre parte do país.
Quando a ZCAS se forma, uma extensa faixa de nuvens carregadas persiste sobre o Brasil por vários dias consecutivos, cruzando o país sobre parte da Região Norte, do Centro-Oeste e do Sudeste ou até do Nordeste.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários