X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Estado pode ter forte calor com temperaturas acima de 38°C

Quase todas as regiões do País têm registrado altas temperaturas por muitos dias seguidos


Após vários dias de calor intenso, em quase todo o Espírito Santo, os capixabas podem esperar temperaturas ainda mais altas nos próximos dias. De acordo com o instituto Climatempo, até o momento, não há expectativa para frio.

Nesta quinta-feira (3), Vitória, por exemplo, registrou 34,9ºC e ocupou o terceiro lugar entre as cinco capitais mais quentes do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em primeiro está a cidade do Rio de Janeiro, com 37,6ºC, em segundo Boa Vista (RR) com 35,6ºC. João Pessoa, na Paraíba, ficou em quarto com 33ºC e São Paulo e Macapá (AP) empataram, no último lugar, com 33,1ºC.

No sábado (5), a máxima vai ser de 32ºC na Grande Vitória, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Algumas áreas do Sul do Estado podem registrar temperaturas ainda maiores, com máxima de 38ºC e mínima de 16ºC. O Noroeste capixaba pode registrar 37ºC.

O calor continua no domingo (6), sem muitas variações nas temperaturas. 

Por que as temperaturas não estão diminuindo?

De acordo com o Climatempo, as regiões do Brasil têm registrado altas temperaturas por muitos dias seguidos por conta de um "escoamento bloqueado". O fenômeno é uma circulação anticiclônica, nos níveis médios da atmosfera, que impede que as frentes frias se desloquem para o Sudeste. 

Com isso, as frentes frias que conseguem chegar ao Sul do País, até avançam pelo litoral da região, mas logo se afastam para alto-mar. 

Sem esses sistemas, o ar mais frio que acompanha as frentes frias também não conseguem avançar, fazendo com que não haja uma queda significativa de temperatura.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: