Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Estado pode ter forte calor com temperaturas acima de 38°C

Quase todas as regiões do País têm registrado altas temperaturas por muitos dias seguidos

Amanda Drumond | 04/03/2022 11:33 h | Atualizado em 04/03/2022, 11:49

Após vários dias de calor intenso, em quase todo o Espírito Santo, os capixabas podem esperar temperaturas ainda mais altas nos próximos dias. De acordo com o instituto Climatempo, até o momento, não há expectativa para frio.

Nesta quinta-feira (3), Vitória, por exemplo, registrou 34,9ºC e ocupou o terceiro lugar entre as cinco capitais mais quentes do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em primeiro está a cidade do Rio de Janeiro, com 37,6ºC, em segundo Boa Vista (RR) com 35,6ºC. João Pessoa, na Paraíba, ficou em quarto com 33ºC e São Paulo e Macapá (AP) empataram, no último lugar, com 33,1ºC.

No sábado (5), a máxima vai ser de 32ºC na Grande Vitória, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Algumas áreas do Sul do Estado podem registrar temperaturas ainda maiores, com máxima de 38ºC e mínima de 16ºC. O Noroeste capixaba pode registrar 37ºC.

O calor continua no domingo (6), sem muitas variações nas temperaturas. 

Por que as temperaturas não estão diminuindo?

De acordo com o Climatempo, as regiões do Brasil têm registrado altas temperaturas por muitos dias seguidos por conta de um "escoamento bloqueado". O fenômeno é uma circulação anticiclônica, nos níveis médios da atmosfera, que impede que as frentes frias se desloquem para o Sudeste. 

Com isso, as frentes frias que conseguem chegar ao Sul do País, até avançam pelo litoral da região, mas logo se afastam para alto-mar. 

Sem esses sistemas, o ar mais frio que acompanha as frentes frias também não conseguem avançar, fazendo com que não haja uma queda significativa de temperatura.  

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS