X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

ES em alerta para ventos fortes e temporais neste sábado

Segundo previsão do Inmet, pode chover até 50 mm durante o dia, com ventos de 60 km/h nas regiões Sul e Central


Ouvir

Escute essa reportagem

A chuva deve continuar em todo o Espírito Santo neste fim de semana, de acordo com a Climatempo. O alerta é para o risco de temporais na Grande Vitória e em muitas áreas das regiões Central, Oeste e Sul.

O Sul capixaba é a região que deve receber os maiores volumes de chuva no estado neste sábado (12).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de chuva entre 20 mm e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), com início às 11h30 desta sexta-feira (11) e fim previsto para as 12h deste sábado. As áreas afetadas devem ser o Sul e a região Central do Estado.

De acordo com a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim, uma nova frente fria vai avançar pela costa da região Sudeste do Brasil neste fim de semana e durante o dia de sábado fica praticamente parada na altura do litoral do Espírito Santo.

A presença desta frente fria vai ajudar a manter o fluxo de umidade do Norte para o Sudeste do Brasil, aumentando as condições para a formação de nuvens bastante carregadas também sobre o Estado.

O Espírito Santo foi um dos locais onde mais choveu no Brasil nas últimas 48 horas, de acordo com a Climatempo.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais e do Instituto Nacional de Meteorologia, várias localidades capixabas receberam mais de 90 mm de chuva entre a tarde de quarta-feira e a tarde de ontem.

De acordo com Josélia Pegorim, acumulados de chuva da ordem de 80 mm a 100 mm para o mês de outubro representam de 70% a 80% da média de chuva normal para o mês.

A meteorologista reforça que cálculos climatológicos realizados pelo Inmet mostram que a média de chuva no Espírito Santo para outubro varia de 100 a 140 mm.

Entre as 17 horas de quarta-feira e 17 horas de sexta, as cidades que mais receberam chuva no Espírito Santo foram: São Mateus (Guriri Sul), com 131,6 mm, Serra (Planalto Serrano) com 119,3 mm, este foi o maior no município, onde existem várias estações que registraram de 50 mm a 119 mm.

Em Vitória (Jardim Camburi), foram registrados 91,9 mm (variação de 82 mm a quase 92 mm); em Vila Velha foram 95,6 mm (variação de 71 mm a quase 96 mm), Aracruz (Coqueiral) total de 92,9 mm e Cariacica (Bela Vista) de 91 mm (variação de 77 mm a 91 mm).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: