ES em alerta para ventos fortes e temporais neste sábado
Segundo previsão do Inmet, pode chover até 50 mm durante o dia, com ventos de 60 km/h nas regiões Sul e Central
Escute essa reportagem
A chuva deve continuar em todo o Espírito Santo neste fim de semana, de acordo com a Climatempo. O alerta é para o risco de temporais na Grande Vitória e em muitas áreas das regiões Central, Oeste e Sul.
O Sul capixaba é a região que deve receber os maiores volumes de chuva no estado neste sábado (12).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de chuva entre 20 mm e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), com início às 11h30 desta sexta-feira (11) e fim previsto para as 12h deste sábado. As áreas afetadas devem ser o Sul e a região Central do Estado.
De acordo com a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim, uma nova frente fria vai avançar pela costa da região Sudeste do Brasil neste fim de semana e durante o dia de sábado fica praticamente parada na altura do litoral do Espírito Santo.
A presença desta frente fria vai ajudar a manter o fluxo de umidade do Norte para o Sudeste do Brasil, aumentando as condições para a formação de nuvens bastante carregadas também sobre o Estado.
O Espírito Santo foi um dos locais onde mais choveu no Brasil nas últimas 48 horas, de acordo com a Climatempo.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais e do Instituto Nacional de Meteorologia, várias localidades capixabas receberam mais de 90 mm de chuva entre a tarde de quarta-feira e a tarde de ontem.
De acordo com Josélia Pegorim, acumulados de chuva da ordem de 80 mm a 100 mm para o mês de outubro representam de 70% a 80% da média de chuva normal para o mês.
A meteorologista reforça que cálculos climatológicos realizados pelo Inmet mostram que a média de chuva no Espírito Santo para outubro varia de 100 a 140 mm.
Entre as 17 horas de quarta-feira e 17 horas de sexta, as cidades que mais receberam chuva no Espírito Santo foram: São Mateus (Guriri Sul), com 131,6 mm, Serra (Planalto Serrano) com 119,3 mm, este foi o maior no município, onde existem várias estações que registraram de 50 mm a 119 mm.
Em Vitória (Jardim Camburi), foram registrados 91,9 mm (variação de 82 mm a quase 92 mm); em Vila Velha foram 95,6 mm (variação de 71 mm a quase 96 mm), Aracruz (Coqueiral) total de 92,9 mm e Cariacica (Bela Vista) de 91 mm (variação de 77 mm a 91 mm).
Comentários