Espírito Santo registra maior percentual de área com seca no sudeste em maio
Apesar da alta, a severidade da seca se manteve estável no período
Escute essa reportagem
O percentual de área com seca no Espírito Santo aumentou de 39% para 83% do território entre os meses de abril e maio — no quinto mês do ano, a porcentagem foi a maior registrada na região Sudeste.
Os dados são da última atualização do Monitor de Secas, divulgados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Esta é a maior área atingida pelo fenômeno desde novembro de 2022, quando a porcentagem chegou a 100%.
Leia mais notícias de Tempo e Temperatura aqui
Apesar do aumento, entre março e maio, o Estado se manteve somente com seca fraca, a mais branda da escala do Monitor. Em maio, junto com o Rio de Janeiro, o Espírito Santo apresentou o menor nível de seca no Sudeste.
A nível nacional, duas unidades da Federação registraram seca em 100% do território em maio: Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Em percentuais acima de 99%, é considerado que todo o território apresenta seca. Nos demais estados, os percentuais variaram de 0% a 87%.
No total, no mesmo período, a área com o fenômeno diminuiu de 3,68 milhões de quilômetros quadrados para 3,61 milhões de km², o equivalente a 42% do território brasileiro.
Comentários