X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Ciclone extratropical causa ventos de até 100 km/h e destruição em SC

O ciclone tem causado também uma forte ressaca no litoral catarinense, com ondas que podem chegar a 6 metros de altura


A passagem de um ciclone extratropical por Santa Catarina causou deslizamentos, alagamentos e fortes rajadas de vento desde a madrugada desta quarta-feira (10) no estado. A situação é mais grave no litoral, com ventos que chegam a 100 km/h, segundo boletim da Defesa Civil.

Em Florianópolis, há diferentes pontos de alagamentos em toda a ilha. No sul, a rodovia SC-405 ficou intransitável e precisou ser interditada nos dois sentidos. O trânsito também foi afetado por quedas de árvore e deslizamentos.

A Defesa Civil do estado alerta que na região do litoral norte até a Grande Florianópolis, além de partes do Médio Vale do Itajaí e do Planalto Norte, as chuvas devem seguir durante toda esta quarta, com risco muito alto para deslizamentos, enxurradas e alagamentos- o último boletim da entidade aponta um acumulado de 185 mm nas últimas 24 horas na capital.

O volume deve ficar entre 100 mm e 250 mm, podendo ultrapassar este valor em alguns pontos. Já para sul do estado, o alerta é moderado, com acumulados de 40 mm a 100 mm.

Ainda assim, em Criciúma (no sul), 30 famílias precisaram deixar suas casas por risco de alagamento ou na infraestrutura, segundo a Defesa Civil local. O diretor da entidade, Fred Gomes, afirma que o órgão está prestando atendimento por toda a cidade. Há relatos ainda de deslizamentos em Timbó, na região norte, e em Lages, na serra.

O ciclone tem causado também uma forte ressaca no litoral catarinense, com ondas que podem chegar a 6 metros de altura. A intensa movimentação marítima deixou o clube flutuante Dejour, em Balneário Camboriú, à deriva.

Primeira balada do tipo em Santa Catarina, a plataforma com capacidade para 700 pessoas havia sido inaugurada recentemente. Não há relato de feridos, e barcos de resgate foram deslocados para recuperar a estrutura, segundo a mídia local.

Outro transtorno enfrentado pelos catarinenses devido às fortes chuvas e ventos tem sido a queda de energia. Em Coqueiros, na parte continental da capital, uma placa comercial tombou e afetou o fornecimento. No início da tarde desta quarta o monitoramento da Celesc, responsável pela distribuição, apontava que 5% das unidades consumidoras de Florianópolis estavam sem energia.

No estado, são 200 mil unidades sem fornecimento. Moradores na região de Itajaí e Joinville são os mais impactados -quase toda a cidade de Barra do Sul está sem energia, e a queda afeta 53% das unidades de Porto Belo.

Imagens que circulam na internet mostram ainda o impacto dos fortes ventos. Em Porto Belo, uma placa caiu sobre uma rua. Em Itapema, as rajadas chegaram a arrastar um andaime de um prédio em construção.

As chuvas têm atingido o litoral do estado desde o domingo (7), mas a intensidade aumentou nesta madrugada. Segundo a Defesa Civil estadual, a situação deve permanecer durante todo o dia, mas a partir desta quinta (11) já há previsão de melhora -o Inmet aponta ventos moderados a fracos e as precipitações devem diminuir.

Confira algumas das imagens que estão circulando nas redes:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: