X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Ciclone bomba no Sul do País deve formar temporais no Espírito Santo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ciclone bomba no Sul do País deve formar temporais no Espírito Santo
Aviso de ventos fortes no Estado |  Foto: Leone Iglesias/AT

Após anunciar que uma frente fria chaga ao Estado nesta sexta-feira (5), o Instituto Climatempo afirmou que a formação de um ciclone extratropical, conhecido como Ciclone Bomba, no oceano, próximo à costa do Sul do País, deve causar tempestades e ventanias no Espírito Santo.

De acordo com o Instituto, o ciclone extratropical começa a se formar entre esta quarta (3) e quinta-feira (4), no Rio Grande do Sul. Como a grande massa de ar quente e seco, que predominou no Estado na última semana, perdeu força, a entrada desta frente fria se tornou possível, assim como as alterações climáticas consequentes do ciclone.

Por conta disso, na sexta-feira (5), a previsão já é de pancadas de chuva com trovoadas e ventos com intensidade moderada. O Climatempo ainda afirma que, no sábado (6) e domingo (7), a frente fria ainda influencia o Sudeste do Brasil e há previsão de elevados volumes de chuva e queda nas temperaturas.

Previsão para sexta-feira (5)

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a sexta-feira (5) já vai ser de mudança nas condições do tempo em todo o Espírito Santo.

"O sol aparece entre nuvens e a combinação entre calor e umidade provoca pancadas de chuva com trovoadas, a partir da tarde, em todo o Estado. O vento sopra com até moderada intensidade por todo litoral", diz o Incaper.

Ainda de acordo com o Instituto, no litoral da região Sul e da Grande Vitória, as rajadas podem ser de forte intensidade em alguns momentos. Confira:

Na Grande Vitória, o sol fica entre nuvens e podem acontecer pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. E, apesar do vento soprar com intensidade forte no litoral, as temperaturas ainda continuam altas, com mínima de 23°C e máxima de 38°C.

No Sul do Estado, a previsão também é de sol entre nuvens e pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. O vento também sopra com intensidade forte no litoral. Nas áreas menos elevadas, a temperatura mínima é de 22°C e máxima de 41°C. Nas áreas altas, a mínima é de 19°C e máxima de 34°C.

Na região Serrana, o sol aparece entre nuvens e ocorrem pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. Nas áreas baixas, a temperatura mínima é de 19°C e máxima de 36°C. Nas áreas altas, a mínima é de 17°C e máxima de 32°C.

No Norte capixaba, o sol também fica entre nuvens e ocorrem pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. O calor também continua na região, com temperatura mínima de 21°C e máxima de 40°C.

Na região Noroeste, o sol fica entre nuvens e podem ocorrer pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde. Nas áreas menos elevadas, a temperatura mínima é de 21°C e máxima de 39°C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, a mínima é de 19°C e máxima de 36°C.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: