Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Alfredo Chaves é a cidade que recebeu mais chuva em janeiro no Brasil, diz Instituto

| 27/01/2020 19:38 h | Atualizado em 27/01/2020, 20:12

Enxurrada deixa três mortos em Alfredo Chaves
Enxurrada deixa três mortos em Alfredo Chaves |  Foto: Comunicação Governo do Estado

As chuvas de janeiro estão causando transtornos em várias regiões do Brasil, principalmente no Espírito Santo e em Minas Gerais. De acordo com um dado do Instituto Climatempo, divulgado nesta segunda-feira (27), Alfredo Chaves é a cidade que recebeu mais chuva em um único dia, no mês de janeiro no Brasil.

Segundo o Instituto, até 9 horas do dia 24 de janeiro, o município capixaba havia registrado 210,2 milímetros entre os dias 17 e 18 de janeiro, o maior volume de chuva em 24 horas no Brasil este mês, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

"Vale frisar que acumulados de chuva com 50 milímetros, em 24 horas, já são considerados elevados. Chover 100 milímetros ou mais, em 24 horas, é algo especial que não ocorre com frequência. É um volume de chuva extremamente grande, com potencial para causar danos sérios e enchentes em centros urbanos", diz o Climatempo.

Em meses do período normal de estiagem de um local, chover 100 mm pode significar 100 vezes mais chuva do que o normal. Em Barreiras, no oeste da Bahia, por exemplo, a média de chuva para o mês de julho é de apenas 1 mm. Assim, se chover 100 mm em algum dia de julho, será um evento raríssimo.

Em meses com grandes médias de precipitação, como é janeiro, 100 milímetros pode representar cerca de 30% do volume médio para todo o mês. É o caso de Belo Horizonte, onde a média de chuva normal para janeiro é de 329 mm. 

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS