X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Prêmios em dinheiro para projetos culturais na quarentena


“Estamos no escuro e toda luz que venha acender vai ajudar a clarear o caminho”, afirma Izaque Noibans, 32, conhecido como Izaque do Brincariar. Com seu violão, ele canta, brinca e conta histórias para toda a família.

Imagem ilustrativa da imagem Prêmios em dinheiro para projetos culturais na quarentena
Izaque, do Brincariar |  Foto: Divulgação

Artista autônomo, Izaque ficou empolgado com o anúncio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que lançou nesta segunda-feira (6) o Edital da Cultura 2020, em caráter de urgência e de maneira simplificada, para oferecer 300 prêmios, de R$ 1.200,00 cada, a artistas e técnicos de cultura.

Com essa iniciativa, o governo pretende minimizar efeitos da pandemia do coronavírus, que levou ao cancelamento de eventos culturais no Estado, deixando muitos profissionais sem renda.

Serão contemplados projetos a serem realizados online, como teatro, contação de histórias, performance, circo, leitura dramática, música, sets de DJ e outros formatos artísticos, desde que apresentados individualmente.

Também estão incluídas atividades de formação e qualificação na área cultural, transmitidas ao vivo ou gravadas. Podem ser propostas oficinas em áreas artísticas, inclusive técnica, como iluminação cênica, mixagem de som e produção.

Outra modalidade é a de apresentações presenciais após o fim do Estado de Emergência em Saúde. Podem ser inscritos shows circenses, esquetes teatrais, performances (individual ou em dupla).

“Vale a pena nós, artistas, tentarmos. Construímos nossa história e, com esse problema, nos foram tiradas nossas ferramentas. E as famílias precisam de abraço”, salienta Izaque, que disputará vaga na categoria audiovisual. “Farei vídeos para disponibilizar no YouTube”, diz ele, que lança hoje, no Spotify, seu 1º CD, “Brincariar - Vamos Brincar com Músicas”.

CONFIRA AS REGRAS DO EDITAL DA SECULT

Edital da Cultura de 2020
O quê
A Secult lança, em caráter emergencial, uma seleção simplificada que contemplará 300 prêmios de R$ 1.200,00 cada.

Propostas
Para projetos a serem realizados online e apresentações presenciais após o fim do Estado de Emergência em Saúde Pública.

Inscrição
Exclusivamente online, pelo site da Secult, em dois períodos: entre 8 e 20 de abril (primeira metade dos prêmios) e entre 20 de maio e 1º de junho (a outra metade).

Para cada período de inscrição, 50 prêmios vão para apresentações presenciais e 100 prêmios para apresentações online.


Quem pode se inscrever
Artistas e técnicos, tanto com projetos de apresentações quanto de capacitação na área de cultura. Podem ser inscritos projetos de técnicos da cultura, como sonoplastas, iluminadores, fotógrafos, produtores e outros.

Só pode participar pessoa física que more há pelo menos dois anos no Estado. É necessário, também, ter cadastro em seu nome na plataforma online Prosas, que poderá ser feito durante a inscrição.

Vetada a participação de pessoas jurídicas, membros da Comissão Julgadora, menores de 18 anos e funcionários da Secult, bem como seus parentes de até 2º grau.

Conteúdo individual transmitido por meio audiovisual

Artes cênicas
Espetáculos e/ou intervenções individuais nas linguagens de teatro, dança, circo e artes performáticas, como esquetes, cenas curtas, contação de histórias, teatro de bonecos, leitura dramática, números circenses, entre outras modalidades de intervenções na mesma linguagem, para público infantil ou adulto.

Apresentações musicais
Espetáculos e/ou intervenções individuais, utilizando a linguagem da música, nos formatos canto com acompanhamento instrumental, somente instrumental, DJ set, entre outras intervenções na mesma linguagem, para público infantil ou adulto.

Formação técnico-cultural
Perfil:
Realização de atividade de qualificação e/ou aperfeiçoamento de técnicas relacionadas à área cultural.
Regras: A atividade deverá ter duração mínima de 30 minutos e máxima de 2 horas e deverá, ainda, apresentar, no momento da inscrição, o conteúdo a ser abordado.

Apresentações presenciais
Perfil: Números circenses, esquetes teatrais, performances e outras formas de expressão artística que envolvam agentes culturais mais vulneráveis, na modalidade individual ou em dupla. Também poderão concorrer propostas que difundam e valorizem manifestações culturais populares do Estado.
Regras: Devem ter duração mínima de uma hora e máxima de 2 horas. O conteúdo a ser abordado deve ser apresentado no ato da inscrição.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: