X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Prefeituras da Grande Vitória adiam prazo para pagar IPTU


Imagem ilustrativa da imagem Prefeituras da Grande Vitória adiam prazo para pagar IPTU
Prefeitura da Serra: vagas efetivas para as áreas da educação, saúde, engenharia e administrativo |  Foto: Fernando Ribeiro / Arquivo AT - 09/07/2015

Com o agravamento da pandemia da Covid-19 e da situação econômica das famílias no Estado, algumas prefeituras decidiram prolongar o prazo para o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). São os casos de Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana e Guarapari.

Em Vila Velha, a primeira cota do parcelamento do IPTU foi prorrogada para 30 de abril. O imposto pode ser parcelado em nove vezes ou pago com desconto, em cota única, até dia 14 de maio.

“Quem puder quitar a cota única terá desconto de 8% e estará contribuindo para serviços públicos como limpeza, saúde, desinfecção de ruas e aquisição de materiais”, afirmou a secretária de Finanças, Deusa Teles.

Em Cariacica, tanto a cota única quanto a primeira parcela podem ser pagas até 7 de maio. Quem pagar de uma só vez vai ter 10% de desconto. O imposto pode ser parcelado em até oito vezes, dependendo do valor, sempre com parcela mínima de R$ 20.

A Prefeitura de Cariacica também prorrogou o prazo para solicitar a isenção do IPTU. Aposentados e pensionistas que residem no local do imóvel, recebem menos de três salários mínimos e estão em dia com os tributos municipais podem solicitar a isenção até 31 de julho. Ela é válida por dois anos. Quem pediu a isenção em 2020 não precisa solicitar este ano.

Na Serra, a prefeitura afirmou que 192.568 contribuintes serão beneficiados com a ampliação do prazo de pagamento do IPTU, que passa a ser 17 de maio. Os aposentados e pensionistas poderão pedir isenção até 30 de junho.

Em Viana, o vencimento da cota única e da primeira parcela do imposto será em 12 de julho. O pagamento à vista garante desconto de 10% no valor total. Será possível pagar em cota única até o dia 10 de agosto, com desconto de 5%.

Em Guarapari, parcelas do IPTU com vencimento em março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro foram prorrogadas para 31 de maio, 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto, 30 de setembro, 31 de outubro, 30 de novembro e 30 de dezembro, respectivamente.

A cota única também teve o prazo estendido e terá vencimento em 31 de maio.

Parcelamento e desconto para quem está em dívida

Se o contribuinte deixar de pagar as parcelas do IPTU, os municípios enviam o nome do cidadão para protesto. Isso significa que a situação da pessoa vai ficar negativada, impossibilitando o acesso ao crédito.
Para evitar esse tipo de situação, as prefeituras estão oferecendo opções de descontos e parcelamentos das dívidas tributárias.

“Para quem deve impostos de anos anteriores, as prefeituras oferecem opções de parcelamento e, em alguns casos, até descontos. É importante honrar o compromisso, para evitar que o imóvel seja penhorado ou até mesmo leiloado”, informou o advogado imobiliário Diovano Rosetti.

Em Vitória, o parcelamento da dívida pode ser feito em até 60 vezes e deve ser solicitado na Central de Atendimento ao Contribuinte.

Em Cariacica, o parcelamento pode ser realizado em até 120 vezes pelo site www.cariacica.es.gov.br, clicando na opção Cidadão ou Empresa e, em seguida, em Parcelamento On-line.

Para pagamentos à vista, serão concedidos descontos de 85% em multas e juros. Já em pagamentos parcelados, serão ofertados descontos que variam entre 20% e 70%, de acordo com o valor do débito.

Na Serra, é possível quitar a dívida ativa à vista pelo site www.serra.es.gov.br. Vá ao item de menu “Cidadão” e clique na opção DAM (pesquisa de débito). Pagando à vista, o contribuinte terá desconto de 30% em cima das multas e juros.

Para o parcelamento da dívida, é necessário comparecer à regional fiscal Serra-Sede, localizada no térreo da sede da prefeitura, ou à regional fiscal Laranjeiras, localizada no Pró-Cidadão.

Em Vila Velha, o débito pode ser dividido em até 120 vezes, de acordo com o valor. O parcelamento pode ser solicitado somente nos guichês de atendimento, na sede da prefeitura. À vista, é possível emitir o boleto diretamente no site www.vilavelha.es.gov.br.

No caso de Viana, para solicitar o parcelamento, o contribuinte deve se dirigir ao atendimento da prefeitura, em Viana-Sede, ou no “É Pra Já”, em Marcílio de Noronha.

Em Guarapari, os inadimplentes podem dividir suas dívidas em até 48 vezes. O parcelamento deve ser realizado na Secretaria de Fazenda, na sede da prefeitura.


SAIBA MAIS Pedido de isenção também foi prorrogado


Vila Velha

  • A primeira cota do parcelamento do IPTU foi prorrogada para 30 de abril. O imposto pode ser parcelado em nove vezes ou ser pago à vista, com desconto de 8%, até 14 de maio.

Cariacica

  • A cota única e a primeira parcela podem ser pagas até 7 de maio. Quem pagar de uma só vez vai ter 10% de desconto.
  • O imposto pode ser parcelado em até oito vezes.
  • A Prefeitura também prorrogou o prazo para solicitar a isenção do IPTU para 31 de julho. O benefício vale para aposentados e pensionistas que morem no local do imóvel, recebam menos de três salários mínimos e não devam impostos.

Serra

  • A primeira parcela e a cota única vencem em 17 de maio.
  • Os aposentados e pensionistas poderão pedir a isenção até 30 de junho.

Viana

  • O vencimento da cota única e da primeira parcela será em 12 de julho. Nessa data, o pagamento à vista garante desconto de 10%.
  • Há outra cota única que vence em 10 de agosto, com desconto de 5%.

Guarapari

  • Parcelas com vencimento em março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro foram prorrogadas para 31 de maio, 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto, 30 de setembro, 31 de outubro, 30 de novembro e 30 de dezembro, respectivamente.
  • A cota única também teve o prazo estendido e terá vencimento em 31 de maio.

Fonte: Prefeituras citadas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: