Prefeitura de Vitória sofre ataque hacker semelhante ao que afetou servidores do STJ
Escute essa reportagem
Os servidores da Prefeitura de Vitória foram alvo de um ataque hacker na madrugada do último domingo (8). O site da PMV está fora do ar e, consequentemente, os serviços online estão indisponíveis na manhã desta segunda-feira (9).
Uma moradora de Jardim Camburi, que procurou a Unidade de Saúde do bairro na manhã desta segunda, voltou para casa sem atendimento após receber a informação de que o sistema está fora do ar.
A invasão também afeta o serviços como agendamento online e emissão de notas fiscais.
Segundo a Prefeitura de Vitória, o ataque global de hacker é semelhante ao que afetou os servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ), registrado na tarde da última terça-feira (3).
Ainda não há informação sobre sequestro de dados ou pedido de resgate.
A prefeitura informou que a equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) trabalha para restabelecer o ambiente o mais rápido possível.
Em um comunicado foi publicado no site, a PMV informa que os prazos para pagamento de tributos serão revistos. Leia a nota na íntegra:
"A Prefeitura de Vitória informa que, na noite do último sábado (7), os servidores do município foram alvo de um ataque global de hackers, a exemplo do que aconteceu com os servidores do Superior Tribunal de Justiça. Todos os serviços on-line da Prefeitura estão momentaneamente indisponíveis.
Desde o ataque, a equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) trabalha 24h para restabelecer o ambiente. Enquanto os serviços on-line estão suspensos, os prazos de pagamento de tributos serão revistos.
A previsão é de que os serviços on-line voltem gradativamente, priorizando os serviços essenciais, como Saúde, Educação, dentre outros.
A Sub-TI pede a compreensão de todos neste momento até a solução do problema".
Comentários