Tribunais no ES sob nova direção
A Corte de Contas e o TJ tiveram a posse de seus novos dirigentes. Inovação foi um dos temas defendidos em ambas as Casas
Escute essa reportagem
O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) e o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) realizaram na quinta-feira (14) cerimônias de posse de seus novos presidentes. Domingos Taufner assume o comando do TC-ES e o desembargador Samuel Meira Brasil Junior assume o comando do TJ-ES.
Em evento realizado no plenário do TJ-ES, além de Meira Brasil Junior, também foram empossados o próximo vice-presidente do Tribunal, o desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, Willian Silva para a Corregedoria-Geral da Justiça; Eliana Junqueira Munhós para a vice-corregedoria.
O evento também marcou o fim do mandato do presidente do TJ-ES Fabio Clem, que agradeceu ao desembargador Pedro Valls Feu Rosa pelo trabalhado realizado para garantir que o TJ-ES apresentasse avanços tecnológicos.
Já no TC-ES também foram empossados, além de Taufner, Luiz Carlos Ciciliotti como vice-presidente; como corregedor, Sérgio Aboudib; e como Diretor da Escola de Contas Públicas, Rodrigo Chamoun.
O conselheiro Carlos Ranna permanecerá como presidente da Primeira Câmara do TCE-ES, e o conselheiro Rodrigo Coelho assume a presidência da Segunda Câmara.
Após prestar o juramento pelo cargo, em discurso, o presidente empossado, Domingos Taufner, enfatizou que a inovação de sua gestão será continuar, aperfeiçoar e iniciar novos projetos estruturantes e estratégicos, corrigindo os rumos quando necessário.
Entre os objetivos estratégicos estabelecidos pelo Tribunal, em seu Plano Estratégico, Taufner mencionou o grande desafio a ser enfrentado na área de gestão fiscal, por conta da situação dos municípios que têm Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
“Uma boa parte deles está com dificuldades, correndo o risco futuro de atraso de pagamentos a aposentados e pensionistas. E somente 10 dos 34 Municípios capixabas com RPPS aderiram a reforma da previdência feita pelo Governo Federal em 2019, o que torna a situação mais preocupante”, frisou.
Saiba mais
Tribunal de Justiça do Espírito Santo
Além do presidente Samuel Meira Brasil Junior, também foram empossados o próximo vice-presidente do Tribunal, Namyr Carlos de Souza Filho; Willian Silva para a Corregedoria-Geral da Justiça; e Eliana Junqueira Munhós para a vice-corregedoria.
Tribunal de Contas
Além do presidente Domingos Taufner, também foram empossados Luiz Carlos Ciciliotti como vice-presidente; como corregedor, Sérgio Aboudib; e como Diretor da Escola de Contas Públicas, Rodrigo Chamoun.
Fabio Clem comemora avanços tecnológicos
Quando assumiu o Tribunal de Justiça do Estado, Fabio Clem havia recebido um TJ avaliado como um dos mais atrasados tecnologicamente. Em seu discurso de término de mandato, o agora ex-presidente do TJ-ES comemorou os avanços: hoje todas as comarcas já estão digitalizadas. Ele ainda agradeceu ao desembargador Pedro Valls Feu Rosa, por ter assumido o desafio de mudar esse quadro.
Comentários