X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Rodrigo Maia quer ampliar o horário eleitoral por causa da pandemia


A ampliação do tempo de campanha eleitoral na TV neste ano já começou a fazer parte das discussões políticas e conta com o apoio do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Após conversa com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, o demista disse se tratar de uma boa ideia a possível alteração como forma de evitar aglomerações e resolver a dificuldade de realização de corpo a corpo dos candidatos.

“Vamos ter mais dificuldade, mesmo num momento de queda da curva (de infecção do novo coronavírus). Talvez ampliar o tempo de televisão durante o dia ou aumentar em cinco dias seja um caminho que possa ajudar.”

Imagem ilustrativa da imagem Rodrigo Maia quer ampliar o horário eleitoral por causa da pandemia
"O resultado desta semana será o resultado do esforço, do trabalho e da dedicação de cada deputado e de cada deputada", disse Maia |  Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Segundo Maia, não será preciso dinheiro, mas, sim, a renúncia fiscal das emissoras de TV. Ele defende ainda que um Projeto de Emenda à Constituição sobre o assunto seja votado em até duas semanas. No Estado, representantes de partidos se dividiram sobre o tema.

“Em circunstâncias tão adversas, somos forçados a concordar. As campanhas, ao longo dos pleitos foram sendo compactadas e considerando que os candidatos não têm mais espaços de campanha, os eleitores ficam impedidos de conhecer seus candidatos”, disse o advogado Sirlei Almeida, da Comissão Interventora Nacional no MDB-ES.

Jackeline Rocha, presidente do PT-ES, disse que é um período de excepcionalidade. “A eleição vai acontecer com resquício da pandemia, então é lógico que o Congresso vai propor algo para que se tenha mais segurança em relação à população e o contexto de aglomerações, com objetivo de fazer chegar as propostas dos candidatos, mas não temos uma posição fechada.”

Presidente do PSL-ES, o deputado Coronel Quintino disse ser favorável ao aumento do tempo. “Com essa pandemia, o contato pessoal, as reuniões não serão possíveis, a tendência é de que a comunicação com o eleitor seja pelas redes sociais, rádio e TV”, disse.

Presidente do PSDB-ES, o deputado Vandinho Leite diz ser contra a medida: “Gasto desnecessário.”


Fala, leitor!


"Sou a favor do horário eleitoral maior, desde de que o tempo seja igual para todos candidatos apresentarem as propostas”.

Thiago Oliveira, 41 anos, segurança

"Sou contra, pois já acho muito o tempo que eles usam nas campanhas. Só vai ficar ainda mais cansativo e chato”

Tânia Maria dos Anjos, 54, diarista

"Não sou a favor. Acho que as eleições deveriam ser adiadas e prorrogados os mandatos dos prefeitos e vereadores”

Wallace Marques, 41, motorista de aplicativo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: