X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Rodrigo Maia quer ampliar o horário eleitoral por causa da pandemia

| 18/06/2020 13:32 h | Atualizado em 18/06/2020, 13:42

A ampliação do tempo de campanha eleitoral na TV neste ano já começou a fazer parte das discussões políticas e conta com o apoio do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Após conversa com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, o demista disse se tratar de uma boa ideia a possível alteração como forma de evitar aglomerações e resolver a dificuldade de realização de corpo a corpo dos candidatos.

“Vamos ter mais dificuldade, mesmo num momento de queda da curva (de infecção do novo coronavírus). Talvez ampliar o tempo de televisão durante o dia ou aumentar em cinco dias seja um caminho que possa ajudar.”

"O resultado desta semana será o resultado do esforço, do trabalho e da dedicação de cada deputado e de cada deputada", disse Maia
"O resultado desta semana será o resultado do esforço, do trabalho e da dedicação de cada deputado e de cada deputada", disse Maia |  Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Segundo Maia, não será preciso dinheiro, mas, sim, a renúncia fiscal das emissoras de TV. Ele defende ainda que um Projeto de Emenda à Constituição sobre o assunto seja votado em até duas semanas. No Estado, representantes de partidos se dividiram sobre o tema.

“Em circunstâncias tão adversas, somos forçados a concordar. As campanhas, ao longo dos pleitos foram sendo compactadas e considerando que os candidatos não têm mais espaços de campanha, os eleitores ficam impedidos de conhecer seus candidatos”, disse o advogado Sirlei Almeida, da Comissão Interventora Nacional no MDB-ES.

Jackeline Rocha, presidente do PT-ES, disse que é um período de excepcionalidade. “A eleição vai acontecer com resquício da pandemia, então é lógico que o Congresso vai propor algo para que se tenha mais segurança em relação à população e o contexto de aglomerações, com objetivo de fazer chegar as propostas dos candidatos, mas não temos uma posição fechada.”

Presidente do PSL-ES, o deputado Coronel Quintino disse ser favorável ao aumento do tempo. “Com essa pandemia, o contato pessoal, as reuniões não serão possíveis, a tendência é de que a comunicação com o eleitor seja pelas redes sociais, rádio e TV”, disse.

Presidente do PSDB-ES, o deputado Vandinho Leite diz ser contra a medida: “Gasto desnecessário.”


Fala, leitor!


"Sou a favor do horário eleitoral maior, desde de que o tempo seja igual para todos candidatos apresentarem as propostas”.

Thiago Oliveira, 41 anos, segurança

"Sou contra, pois já acho muito o tempo que eles usam nas campanhas. Só vai ficar ainda mais cansativo e chato”

Tânia Maria dos Anjos, 54, diarista

"Não sou a favor. Acho que as eleições deveriam ser adiadas e prorrogados os mandatos dos prefeitos e vereadores”

Wallace Marques, 41, motorista de aplicativo

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS