X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Padre alvo da PF nega elo em plano golpista e faz vaquinha para comprar celular

Com 299 mil seguidores no Instagram e 90 mil no YouTube, o padre recorreu às plataformas após a busca e apreensão



Imagem ilustrativa da imagem Padre alvo da PF nega elo em plano golpista e faz vaquinha para comprar celular
Padre José Eduardo foi alvo de operação da Polícia Federal |  Foto: Reprodução Instagram @pejoseduardo

Alvo de operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (8), o padre José Eduardo de Oliveira e Silva usou suas redes sociais para negar envolvimento em plano golpista e ainda anunciou uma vaquinha para comprar novos equipamentos, já que teve celular e computador apreendidos.

De acordo com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), o padre é citado como integrante do núcleo jurídico do esquema. A ação da PF mirou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu entorno, com mandados de busca e de prisão —foram presos os ex-assessores Marcelo Câmara e Filipe Martins.

Em sua decisão, Moraes cita que o religioso participou de reunião no Planalto com Martins em novembro de 2022. O ministro afirma que, como apontado pela autoridade policial, o padre tem um site com seu nome "no qual foi possível verificar diversos vínculos com pessoas e empresas já investigados em inquéritos correlacionados à produção e divulgação de notícias falsas".

Com 299 mil seguidores no Instagram e 90 mil no YouTube, o padre recorreu às plataformas após a busca e apreensão. O perfil ainda mostra imagens de 2022, quando ele exibia uma bandeira do Brasil no altar.

Em uma nota de esclarecimento, o religioso afirma que a República é laica e os deveres constitucionais devem ser respeitados.

"Romper com a ordem estabelecida seria profundamente contrário aos meus princípios. Abaixo de Deus, em nosso país, está a Constituição Federal. Portanto, não cooperei nem endossei qualquer ato disruptivo da Constituição", afirma.

"Como professor de teologia moral, sempre ensinei que a lei positiva deve ser obedecida pelos fiéis, dentre os quais humildemente me incluo", continua.

Nos Stories, o perfil exibia uma mensagem alertando que o religioso estava incomunicável, devido à busca e apreensão, e informava uma chave Pix para quem quisesse "ajudar o padre a adquirir novos equipamentos de comunicação".

Já na noite desta quinta, o padre fez uma live no YouTube, com equipamentos emprestados. Durante quase dez minutos, ele buscou tranquilizar os fiéis, disse nada temer e estar com a consciência limpa. E afirmou que, como teólogo e filósofo, é consultado por pessoas de todo o país, inclusive autoridades.

"Prefeitos, vereadores, deputados, juízes, desembargadores, deputados federais, estaduais, senadores. Enfim, eu atendo todas as pessoas que pedem meu auxílio espiritual porque essa é minha missão."

Antes de encerrar, reafirmou sua posição em defesa da vida e a favor da família.

"Quero aproveitar essa ocasião para reafirmar a minha posição absolutamente inquestionável e também inequívoca em defesa da vida, contra o aborto —essa sempre foi uma bandeira pela qual combati—, em favor da família, contra as ideologias que pretendem desconstruir a identidade das pessoas, em favor daqueles princípios que nós todos somos chamados como cristãos, e no meu caso como sacerdote, a defender com valentia", disse.

Em 2022, o padre levou ao altar uma bandeira do Brasil. Publicações mostram a bandeira sob imagens de Nossa Senhora —uma delas em 2 de outubro, dia do pleito presidencial.

Em setembro do mesmo ano, véspera das eleições, vídeo publicado no perfil mostra o padre dizendo aos fiéis que a escolha nas urnas impactaria como o Evangelho seria difundido nos próximos anos.

"Não é minha missão indicar em quem você tem que votar. Isso é sua consciência que tem que escolher. Mas, como Igreja, nós temos que dizer: a sua escolha determina a nossa liberdade de pregar. A sua escolha determina como o Evangelho será difundido nos próximos anos."

No 8 de janeiro de 2023, dia dos ataques golpistas às sedes dos três Poderes, o pároco contou a história bíblica de Absalão, filho de Davi e que morreu após uma revolta armada contra o pai.

"Por detrás do ato subversivo de Absalão há uma história de injustiça e omissão, de proteção do crime e de desumanas delinquências. Julgar a história pelo fim é tratar o sintoma como causa. Não há como curar uma ferida sem tratá-la pela origem", escreveu.

Também no ano passado, uma publicação que trazia seu rosto, uma imagem de Nossa Senhora e a bandeira do Brasil, dizia que o 7 de setembro chegava "estranho, tristonho e sombrio". "Isso só me faz lembrar a frase: ‘a solução para o Brasil não está em Brasília, mas em Aparecida’. Precisamos orar", escreveu.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: