Osvaldo Maturano vai presidir a Câmara de Vila Velha
Chapa protocolada pelo vereador foi a única. Articulação envolveu o prefeito e parlamentares veteranos na Casa
Escute essa reportagem
O novo presidente da Câmara de Vila Velha, a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem, será Osvaldo Maturano (PRD). A chapa encabeçada pelo vereador reeleito foi a única registrada dentro do prazo previsto pelo regimento da Câmara.
O regulamento que rege o parlamento canela-verde tem uma particularidade em relação a outras Câmaras: há a previsão de que as chapas para a Mesa Diretora devem ser protocoladas até oito dias antes da eleição da Mesa, ou seja, até o último dia 23.
A única que se registrou dentro deste prazo foi a liderada pelo vereador do PRD, que era um dos cinco que estavam no páreo. Além dele, a chapa é composta por Hércules Silveira (PP), como 1º vice-presidente; Alex Recepute (PRD), como 2º vice-presidente; Léo Pindoba (Podemos), como 1º secretário; Carol Caldeira (DC) como 2ª secretária; e Ademir Pontini (MDB), como 3ºsecretário.
Também foram cogitados para o comando da Câmara os nomes de Rogério Cardoso (Podemos), Ivan Carlini (Podemos) Joel Rangel (Podemos), e Patrícia Crizanto (PSB). Todos os citados são, assim como Maturano, aliados do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos), mas o apoio expresso do prefeito a Maturano acabou sendo determinante.
Um grupo contrário a Maturano, formado por 10 vereadores, chegou a ser formado, mas perdeu força após Arnaldinho se manifestar a favor do parlamentar. Agora, apenas Pastor Fabiano (PL) e Rafael Primo (PT) ainda não deram “apoio expresso” ao futuro novo presidente. “Amanhã (hoje), tenho agenda com Rafael para conversarmos”, relatou Maturano à reportagem.
O futuro novo presidente destacou também que sua experiência como parlamentar foi apenas um dos fatores levados em conta para sua escolha. “É uma soma de vários pontos, mas sim, a experiência também foi um fator levado em conta”, completou.
Maturano está indo para seu quarto mandato consecutivo, sendo vereador desde 2013. No mandato atual, ele ocupa, desde o início do ano passado, o posto de vice-presidente na Mesa Diretora, além de ser líder do governo na Casa de Leis municipal e presidente da Comissão de Finanças da Câmara.
Horários e locais das cerimônias de posse em oito prefeituras
Todas no dia 1º
Todas as cerimônias de posse dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores estão programadas para ocorrer no dia 1º de janeiro. Abaixo, os locais e horários da cerimônia em cada município:
Vitória
A reportagem demandou a prefeitura, que informou que as informações seriam repassadas pela Câmara.
O presidente da Câmara de Vitória, Leandro Piquet (PP), informou que “regimentalmente, a cerimônia de posse ocorre na Câmara de Vitória, com o vereador mais votado daquela legislatura presidindo a sessão, às 17 horas”.
Serra
A cerimônia de posse será às 16 horas na Câmara da Serra.
Segundo a assessoria do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT), também será realizada uma “solenidade de passagem” na prefeitura, entre Meireles e o atual prefeito, Sergio Vidigal (PDT).
Vila Velha
A cerimônia de posse será às 16 horas, no Centro de Convenções de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica.
Cariacica
A cerimônia de posse será às 9 horas e realizada em frente à Prefeitura de Cariacica.
Viana
A cerimônia de posse será às 10 horas, na Câmara Municipal de Viana, em Viana Sede.
Cachoeiro de Itapemirim
A cerimônia de posse será às 15 horas, na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.
Guarapari
A cerimônia de posse será às 9 horas, no Sesc de Guarapari.
Linhares
A cerimônia de posse será realizada no auditório da Escola Emir de Macedo Gomes (Av São Mateus, 1679, Bairro Shell), às 14 horas.
Comentários