X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Morre Siqueira Campos, governador do Tocantins que idealizou criação do estado

Morte foi confirmada por Eduardo Siqueira Campos, filho do ex-governador


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Morre Siqueira Campos, governador do Tocantins que idealizou criação do estado
Em julho de 2019, Siqueira, então com 91 anos, tornou-se o parlamentar mais velho a tomar posse no Senado desde 1983 |  Foto: @sistemafieto/Reprodução/Twitter

Morreu nesta terça-feira (4) o ex-governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos, 94. O político estava internado por conta de uma infecção generalizada desde a quinta-feira (29), em um hospital particular em Palmas (TO).

A morte foi confirmada por Eduardo Siqueira Campos, filho do ex-governador. Chamando o político de "sr. Tocantins", Eduardo disse em rede social que o pai "partiu sereno". 

Leia mais notícias de Política aqui

Siqueira nasceu na cidade de Crato (CE) e começou sua carreira política como vereador no município de Colinas do Tocantins, à época pertencente a Goiás. Foi deputado federal por quatro mandatos (pelos partidos Arena, PDS e PDC) e governador do Tocantins também por quatro vezes.

O político ficou conhecido como o responsável pela criação do estado do Tocantins. Em junho de 1987, Siqueira, então deputado federal e relator da subcomissão dos estados da Assembleia Nacional Constituinte, redigiu e entregou ao deputado Ulysses Guimarães a fusão de emendas, que contava com mais de 100 mil assinaturas, solicitando a criação do Tocantins.

Na época, o território fazia parte do estado de Goiás. Siqueira chegou a fazer greve de fome de 98 horas em favor da causa separatista. Seu nome é mencionado até no hino estadual.

Em julho de 2019, Siqueira, então com 91 anos, tornou-se o parlamentar mais velho a tomar posse no Senado desde 1983. Ele assumiu temporariamente a vaga do senador Eduardo Gomes até agosto do mesmo ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: