Login

Atualize seus dados

LUTO NA POLÍTICA

Morre ex-presidente do Tribunal de Contas Mariazinha Vellozo Lucas

Informação foi confirmada pelo filho, o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo

22/11/2021 09:38:44 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Morre ex-presidente do Tribunal de Contas Mariazinha Vellozo Lucas
Mariazinha Vellozo Lucas, no plenário da Ales Foto: Luiz Pajau / Arquivo AT
 

Morreu na madrugada desta segunda-feira (22), aos 90 anos, a ex-presidente do Tribunal de Contas e ex-deputada estadual Maria José Vellozo Lucas. A informação da morte de Mariazinha Vellozo Lucas, como era conhecida, foi divulgada pelo filho o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo.

Ex-funcionária do antigo IAPI e ex-secretária-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Mariazinha foi conselheira do Tribunal de Contas do Estado entre os anos de 1979 e 2001, período em que chegou a ocupar a presidência.

Em 2003, foi eleita deputada estadual, onde exerceu por um mandato até 2007.

A causa da morte não foi divulgada.

De acordo com Luiz Paulo, a cerimônia de cremação será realizada no Cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras, em horário a ser confirmado.

O governador do Estado, Renato Casagrande, lamentou a morte de Mariazinha e decretou luto oficial, assim como a Prefeitura de Vitória e o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE). Confira:

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, decretou luto oficial de três dias no município a partir desta segunda-feira (22) por conta do falecimento de Mariazinha.

"Manifestamos com imensa tristeza nosso pesar e respeito aos familiares e amigos, em especial ao amigo Luiz Paulo Vellozo Lucas e seu irmão, Sérgio Vellozo Lucas, a quem enviamos nossas condolências, e desejamos que encontrem conforto para a sua dor. Aproveitamos para registrar também nosso reconhecimento pelo brilhante trabalho que realizou em sua vida pública pelos moradores do Espírito Santo”, disse o prefeito.

Mariazinha teve uma trajetória de vida pública marcada por extrema dedicação e respeito, tendo como marca o debate do protagonismo feminino. Foi ex-presidente do Tribunal de Contas do ES, ex-deputada estadual e ex-secretária chefe da Casa Civil.

Além de lamentar a morte da conselheira, o Tribunal de Contas relembrou a trajetória de Mariazinha na Corte:

Com profundo pesar, recebemos a notícia do falecimento da conselheira aposentada e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Maria José Vellozo Lucas, ocorrido nesta segunda-feira (22). A Corte decretou luto oficial de três dias, com o hasteamento de bandeiras a meio mastro, em sinal de pesar.

Mariazinha, como era conhecida, foi conselheira do TCE-ES entre os anos de 1979 e 2001. Ela ocupou a presidência da Corte por oito anos: em 1984, 1985 e de 1995 a 2001. Foi a segunda mulher a ocupar o cargo, e era a ex-presidente em vida com maior número de mandatos de presidente do Tribunal.

O presidente do TCE-ES, Rodrigo Chamoun, lamentou o falecimento e lembrou o legado de Mariazinha.

“Recebi com tristeza a notícia do falecimento da conselheira Mariazinha, um dos importantes nomes marcados na história de nossa instituição, e que nos deu grande contribuição. Ela foi uma mulher à frente de seu tempo. Deixou marcas de coragem, autenticidade e vanguardismo em sua exitosa trajetória. Meus sentimentos à família e aos amigos. Descanse em paz”, declarou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Erick Musso, emitiu nota de pesar pela morte da ex-deputada. "Com pesar recebi a notícia do falecimento de Mariazinha Vellozo Lucas. Importante figura política do ES, ex-conselheira do TC e ex-deputada estadual, sempre desempenhou com competência suas funções públicas. Meus sentimentos e minhas orações aos amigos e familiares nesse momento".

Veja abaixo mais manifestações políticas sobre a morte de Mariazinha Vellozo Lucas: