X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Morre ex-presidente do Tribunal de Contas Mariazinha Vellozo Lucas

Informação foi confirmada pelo filho, o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo


Imagem ilustrativa da imagem Morre ex-presidente do Tribunal de Contas Mariazinha Vellozo Lucas
Mariazinha Vellozo Lucas, no plenário da Ales |  Foto: Luiz Pajau / Arquivo AT

Morreu na madrugada desta segunda-feira (22), aos 90 anos, a ex-presidente do Tribunal de Contas e ex-deputada estadual Maria José Vellozo Lucas. A informação da morte de Mariazinha Vellozo Lucas, como era conhecida, foi divulgada pelo filho o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo.

Ex-funcionária do antigo IAPI e ex-secretária-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Mariazinha foi conselheira do Tribunal de Contas do Estado entre os anos de 1979 e 2001, período em que chegou a ocupar a presidência.

Em 2003, foi eleita deputada estadual, onde exerceu por um mandato até 2007.

A causa da morte não foi divulgada.

De acordo com Luiz Paulo, a cerimônia de cremação será realizada no Cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras, em horário a ser confirmado.

O governador do Estado, Renato Casagrande, lamentou a morte de Mariazinha e decretou luto oficial, assim como a Prefeitura de Vitória e o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE). Confira:

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, decretou luto oficial de três dias no município a partir desta segunda-feira (22) por conta do falecimento de Mariazinha.

"Manifestamos com imensa tristeza nosso pesar e respeito aos familiares e amigos, em especial ao amigo Luiz Paulo Vellozo Lucas e seu irmão, Sérgio Vellozo Lucas, a quem enviamos nossas condolências, e desejamos que encontrem conforto para a sua dor. Aproveitamos para registrar também nosso reconhecimento pelo brilhante trabalho que realizou em sua vida pública pelos moradores do Espírito Santo”, disse o prefeito.

Mariazinha teve uma trajetória de vida pública marcada por extrema dedicação e respeito, tendo como marca o debate do protagonismo feminino. Foi ex-presidente do Tribunal de Contas do ES, ex-deputada estadual e ex-secretária chefe da Casa Civil.

Além de lamentar a morte da conselheira, o Tribunal de Contas relembrou a trajetória de Mariazinha na Corte:

Com profundo pesar, recebemos a notícia do falecimento da conselheira aposentada e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Maria José Vellozo Lucas, ocorrido nesta segunda-feira (22). A Corte decretou luto oficial de três dias, com o hasteamento de bandeiras a meio mastro, em sinal de pesar.

Mariazinha, como era conhecida, foi conselheira do TCE-ES entre os anos de 1979 e 2001. Ela ocupou a presidência da Corte por oito anos: em 1984, 1985 e de 1995 a 2001. Foi a segunda mulher a ocupar o cargo, e era a ex-presidente em vida com maior número de mandatos de presidente do Tribunal.

O presidente do TCE-ES, Rodrigo Chamoun, lamentou o falecimento e lembrou o legado de Mariazinha.

“Recebi com tristeza a notícia do falecimento da conselheira Mariazinha, um dos importantes nomes marcados na história de nossa instituição, e que nos deu grande contribuição. Ela foi uma mulher à frente de seu tempo. Deixou marcas de coragem, autenticidade e vanguardismo em sua exitosa trajetória. Meus sentimentos à família e aos amigos. Descanse em paz”, declarou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Erick Musso, emitiu nota de pesar pela morte da ex-deputada. "Com pesar recebi a notícia do falecimento de Mariazinha Vellozo Lucas. Importante figura política do ES, ex-conselheira do TC e ex-deputada estadual, sempre desempenhou com competência suas funções públicas. Meus sentimentos e minhas orações aos amigos e familiares nesse momento".

Veja abaixo mais manifestações políticas sobre a morte de Mariazinha Vellozo Lucas:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: