Marcelo Santos destaca Assembleia: "Deixo organizada e exemplo para o Brasil"
Discurso foi feito durante solenidade de abertura do ano legislativo de 2026
Trabalho, diálogo e responsabilidade. Foram essas as atitudes destacadas no discurso do deputado estadual Marcelo Santos, presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, durante sessão solene de abertura dos trabalhos da Casa em 2026, na tarde desta segunda-feira (02).
Este ano marca o encerramento do ciclo de Marcelo Santos presidindo a Assembleia. Durante sua fala, o deputado relembrou problemas enfrentados quando iniciou seus mandatos. "Cheguei a esta Assembleia quando o Espírito Santo vivia um dos seus momentos mais difíceis. Um Estado quebrado, endividado, com salários atrasados, credibilidade abalada e a segurança pública um colapso. Um tempo de desorganização, desconfiança e desesperança".
Seis mandatos depois, ele afirma que entrega a Casa "organizada e exemplo para o Brasil". Este ano, a Assembleia recebeu pela segunda vez o selo de diamante de transparência pela Atricon, o Programa Nacional de Transparência Pública, sendo a assembleia mais transparente do Brasil.
“Hoje o Espírito Santo colhe resultados que inspiram o Brasil. Equilíbrio fiscal, previsibilidade, ambiente de negócios saudável, segurança jurídica e respeito institucional”, destacou Marcelo Santos. O mérito, segundo ele, é fruto de escolhas corretas, com maturidade política e muito trabalho.
O evento, ocorrido na sede da Assembleia Legislativa estadual, em Vitória, marcou o início oficial do ano legislativo de 2026, inaugurando oficialmente a produção dos deputados do Parlamento capixaba. A sessão solene marca o novo ciclo e o último com Marcelo Santos à frente da Casa.
“Aqui aprendi que firmeza não exclui diálogo [...] Que o interesse coletivo precisa estar acima das disputas momentâneas”, afirmou o presidente. “Enquanto o mundo enfrenta instabilidade, nós aprendemos a fazer o dever de casa e cuidar do nosso quintal”, comemorou o político.
Assista abaixo a uma entrevista do deputado estadual Marcelo Santos, concedida ao Estúdio Tribuna Online:
Comentários