X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Luiz Paulo Vellozo Lucas: “Busca pela qualidade não pode parar, nunca”

Declaração é de Luiz Paulo, indicado para a Academia Brasileira da Qualidade. Ele reforçou que é pré-candidato à Prefeitura de Vitória


Imagem ilustrativa da imagem Luiz Paulo Vellozo Lucas: “Busca pela qualidade não pode parar, nunca”
Luiz Paulo: ideias para construir, com diálogo, um programa de governo |  Foto: Leone Iglesias / AT

Com mais de 40 anos dedicados ao serviço público, ex-prefeito de Vitória e presidente do PSDB da capital, Luiz Paulo Vellozo Lucas vai tomar posse em novembro de uma cadeira na Academia Brasileira da Qualidade, entidade voltada para atividades relacionadas à excelência em gestão.

Formado em Engenharia de Produção, ele contou com orgulho o papel desempenhado na alavancada da gestão da qualidade no País. “O movimento e a busca pela qualidade não pode parar nunca. Ninguém pode dizer que não tem nada para aprender, nada para ensinar ou para melhorar”.

Luiz Paulo fez um histórico da trajetória até a indicação. Funcionário do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por muitos anos, ele revelou que em 1990, era diretor de Indústria e Comércio, do governo federal.

“Fiquei no cargo por dois anos, que foi o período da abertura da economia brasileira, do fim da reserva de mercado de informática e de uma série de medidas vinculadas à luta contra a hiperinflação.”

“As pessoas tinham medo da abertura do mercado e da concorrência internacional. Por isso, na época, criamos o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP). O objetivo era fazer com que a economia brasileira tivesse capacidade de produzir e ofertar produtos e serviços com padrões internacionais de preço e de qualidade.”

Nessa época, ele lembrou que apenas 18 empresas no País tinham certificado de ISO 9000, que são normas internacionais que estabelecem um modelo de gestão da qualidade. “O programa foi um marco. Nos anos 90, essa cultura foi amplamente difundida”.

Ele destacou a importância do olhar voltado para a cultura de qualidade também nos momentos em que participou de cargos da administração pública. Prefeito de Vitória de 1997 a 2004, Luiz Paulo ainda confirmou durante a entrevista a pré-candidatura ao cargo no pleito de 2024.

“Temos um ano para liderar e construir um projeto político eleitoral para participar das eleições de 2024. Temos muitas ideias para construir, com diálogo, o que virá a ser um programa de governo.”

Entre os pilares, ele aposta em uma administração transformadora. “O papel mais nobre da prefeitura e do prefeito é de liderar o desenvolvimento, a valorização da riqueza, fazer com que a cidade se desenvolva e cresça. Esse objetivo é grande demais para ser uma tarefa exclusivamente do poder público ou só da iniciativa privada”.

Saiba Mais

Academia Brasileira da Qualidade

- Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que tem por missão desenvolver a cultura da qualidade em benefício da sociedade.
-A condição de membro da Academia é obtida somente por meio de indicação de um ou mais dos acadêmicos. Indicação.
- O engenheiro de Produção, ex-prefeito de Vitória e presidente do PSDB da capital, Luiz Paulo Vellozo Lucas foi indicado para fazer parte da Academia e toma posse em novembro.
- Fazem parte da Academia nomes como Vicente Falconi Campos, Claudio de Moura Castro, Dorothea Werneck, Jorge Gerdau Johannpeter, José Israel Vargas, Roberto Rodrigues, entre outros.
- Luiz Paulo foi indicado pelo acadêmico Getúlio Apolinário Ferreira, consultor empresarial, escritor e palestrante. Junto com ele, outros seis acadêmicos foram indicados.

Fonte: Luiz Paulo Vellozo Lucas e Academia “Brasileira da Qualidade”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: