Fórum sobre segurança pública traz governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ao ES
Ao lado de Renato Casagrande, político vai abordar a segurança pública na atual polarização política nos Estados
Escute essa reportagem
O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é um dos convidados do 27º Fórum Nacional da Associação das Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares (Anermb), que será realizado em Vitória, entre os dias 08 e 09 de agosto, em Vitória.
O evento, que traz como discussão principal "A segurança pública na atual polarização da política nos Estados", será realizado no auditório da Fecomércio, em Santa Lúcia.
Esta 27ª edição do Fórum conta com o apoio da Associação dos Bombeiros Militares do Espírito Santo (ABMES) e a Associação das Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (ASPRA-ES).
O objetivo do evento é formular propostas e soluções que possam contribuir para a segurança pública no país.
"O fórum proporcionará uma plataforma essencial para a discussão sobre como essas divisões políticas influenciam a administração da segurança pública no Brasil. O objetivo é promover um debate aprofundado e a elaboração de propostas viáveis que contemplem tanto os aspectos políticos quanto econômicos desse complexo cenário", diz a entidade.
Além dos governador de Goiás, o chefe do Executivo do Espírito Santo, Renato Casagrande, também fará uma apresentação no primeiro dia. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também é aguardado no evento.
Veja a programação completa
Dia 8 de Agosto
- 08h00 – Credenciamento: Início do processo de credenciamento dos participantes.
- 09h00 – Abertura: Abertura oficial do fórum com uma recepção aos convidados e participantes.
- 09h30 – Renato Casagrande, Governador do Estado do Espírito Santo, apresentará o tema “Estado Presente”, discutindo as políticas de segurança pública no contexto estadual e os desafios enfrentados.
- 10h30 – Getúlio Marcos Pereira Neves, Juiz Auditoria Militar, falará sobre o “Papel da Justiça Militar no Estado do Espírito Santo”, abordando a importância do sistema judicial militar na garantia da segurança e justiça.
- 12h00 – Almoço: Intervalo para almoço e networking entre os participantes.
- 13h00 – Tarcísio de Freitas, Governador do Estado de São Paulo, abordará “As Forças de Segurança Pública no Estado de São Paulo: Rumos e Desafios”, oferecendo uma visão sobre os desafios e as estratégias adotadas em São Paulo (a confirmar).
- 15h00 – Ronaldo Crispim Sena Barros, Assessor Chefe da Assessoria Especial de Promoção de Igualdade no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, apresentará o tema “Direitos Humanos dos Militares”, enfatizando a importância dos direitos humanos na vida dos profissionais de segurança.
- 16h00 – José Claudio Dasílio, Professor Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal e Filosofia Social e Política, discutirá a “Judicialização da Política e o Ativismo Judicial”, analisando como o ativismo judicial pode impactar a política e a segurança pública.
Dia 9 de Agosto
- 08h00 – Credenciamento: Início do segundo dia de credenciamento dos participantes.
- 08h30 – Roda de Conversa sobre "Defesa Civil e Catástrofe Ambiental e seus Agentes de Segurança Pública Envolvidos". Este painel contará com a participação de profissionais do Núcleo de Assistência Psicossocial (NAP) da ASPRA-ES, como o Representante do NAP, Negociador Policial do BME, Sd Jadson Vasconcelos, Vice-presidente da ASPRA-ES, Sarg. Ted Candeias, Psicóloga Jhenifer Costa e Assistente Social Singrid Borges, além de convidados especiais como o Coronel BM Cerqueira, Psicóloga Drª Janice do Carmo, Ten. QOC-PM Paulo Leopoldino e Maj. Pablo Angely. Esta discussão abordará a atuação dos agentes de segurança em situações de catástrofes ambientais e a importância da defesa civil.
- 10h00 – Ronaldo Caiado, Governador do Estado de Goiás, encerrará o fórum com uma análise sobre “Desenvolvimento Econômico x Segurança Pública”, explorando como o desenvolvimento econômico pode influenciar a segurança pública e vice-versa.
- 11h30 – Encerramento: Considerações finais e encerramento do evento, com um resumo das principais discussões e propostas formuladas.
Comentários