ES: Luiz Carlos Ciciliotti é eleito novo presidente do Tribunal de Contas
Decisão pelo nome do conselheiro para a gestão em 2026 e 2027 foi unânime. Davi Diniz foi o escolhido para a vice-presidência

O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES) tem novo presidente eleito. O conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti da Cunha foi escolhido na terça-feira (21), por unanimidade, como o novo líder da Corte. A vice-presidência ficou com o conselheiro Davi Diniz.
A informação já havia sido antecipada pela coluna Plenário, na última semana. Houve acordo entre os conselheiros de que Ciciliotti fosse alçado à presidência, sobretudo por conta da idade.
Essa seria a última oportunidade de o conselheiro assumir a gestão e completar um biênio, já que ele vai se aposentar automaticamente em 2029. Ou seja, mesmo se ganhasse a próxima eleição, não iria conseguir completar o ciclo.
Além disso, segundo discurso dos conselheiros, Ciciliotti tem o perfil de ser equilibrado.
“Recebo a decisão com gratidão e responsabilidade. Agradeço a todos pelos elogios. Vejo nesse gesto um compromisso coletivo com o fortalecimento da nossa instituição. Sei que nenhum resultado é fruto de esforço individual, e começo o ciclo com a certeza de que caminharemos juntos”, afirmou.
A previsão é de que Ciciliotti seja empossado em 15 de dezembro. Ele vai assumir o lugar do conselheiro Domingos Taufner, que foi eleito para comandar a Corte em 2023. “Tive a honra de presidir o Tribunal por duas ocasiões, e todo esse tempo me permite afirmar que a Corte mudou muito desde 2011, se modernizando e se desenvolvendo em várias frentes”, ressaltou Taufner durante discurso.
Em entrevista coletiva, Ciciliotti explicou que todos os conselheiros abraçaram seu nome, e que Taufner foi o responsável por começar o projeto em favor dele, inclusive pedindo voto. “Ele achou que deveria dar a oportunidade para mim. Sou grato”, afirmou.
O novo presidente já crava que não vai disputar a reeleição, justamente porque seria obrigado a deixar seu segundo mandato antes do término, por conta da aposentadoria. “Não vou buscar reeleição. Eu já tenho isso comigo. Acho que tenho de dar oportunidade para que a gente faça processo de transição”.
Perguntado pela reportagem se, por conta de não disputar reeleição, seu vice, Davi Diniz, se cacifa para ser o próximo presidente, afirmou que não: “O processo da eleição é por voto. Quem tem a maioria é o escolhido”.

Saiba mais
Taufner será o novo corregedor
Eleitos
Além de Luiz Carlos Ciciliotti ter sido eleito ontem presidente do Tribunal de Contas, o conselheiro Davi Diniz foi escolhido, também por unanimidade, como novo vice-presidente.
Domingos Taufner será o novo Corregedor; Carlos Ranna será o novo Ouvidor; e Rodrigo Chamoun será o novo diretor da Escola de Contas. Todos, também, eleitos por unanimidade.
Ciciliotti possui graduação como Farmacêutico Bioquímico, pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Estado do Espírito Santo e Licenciatura Plena, pelo Centro Federal de Educação e Tecnologia de Minas Gerais. É pós-graduado em Bioquímica, e possui especializações na área de Auditoria em Saúde.
Desde 2019, é conselheiro. Também já ocupou diversas secretarias em passagens pelo governo do Estado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários