X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Metrô do Recife terá funcionamento gratuito neste domingo, dia das eleições

Decisão do STF beneficiará cerca de 48 mil passageiros em quatro municípios, facilitando o deslocamento de eleitores


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Metrô do Recife terá funcionamento gratuito neste domingo, dia das eleições
O sistema de trens atende a quatro municípios: Recife, Camaragibe, Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho |  Foto: Divulgação

No próximo domingo, dia 6 de outubro, os eleitores que utilizam o metrô do Recife terão uma facilidade importante: a gratuidade no transporte, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

O sistema metroviário funcionará excepcionalmente das 5h às 23h, nas linhas Centro e Sul, atendendo quatro municípios da Região Metropolitana do Recife: Recife, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.

Essa medida visa beneficiar os eleitores, garantindo o deslocamento sem custos e incentivando a participação no pleito eleitoral. Mais de 40 mil passageiros são esperados para utilizar o serviço no domingo. “A gratuidade é uma decisão judicial para que o eleitor não tenha nenhum tipo de impedimento para exercer o seu direito de voto”, afirmou Salvino Gomes, assessor de imprensa da CBTU, em entrevista à TV Tribuna/Band.

Funcionamento e intervalos

Além da gratuidade, Salvino reforçou que o sistema estará operando com intervalos regulares: 12 minutos entre os trens na Linha Sul e 15 minutos na Linha Centro. Nos ramais de Camaragibe e Jaboatão, o intervalo será de 25 a 30 minutos. Ele também destacou que, embora o metrô não funcione aos domingos desde o início de setembro devido a serviços de manutenção, a operação especial foi priorizada para garantir a acessibilidade no dia da votação.

“A manutenção será suspensa para atender à determinação judicial. O metrô é um transporte essencial e vamos assegurar que o eleitor chegue ao seu destino com tranquilidade e segurança”, garantiu Salvino.

Para garantir essa operação, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) estará com equipes mobilizadas e contará com o apoio da Polícia Militar, da Segurança Ferroviária Federal e de equipes terceirizadas.

Cidadania em movimento

Salvino fez questão de lembrar a importância do ato de votar e o papel do transporte gratuito nesse processo: “Essa ação social visa garantir que o direito de cidadania seja exercido por todos. O metrô estará disponível de maneira gratuita para que os eleitores possam se deslocar e votar com segurança”. Não é necessário, contudo, provar que vai votar para se deslocar.

Além do metrô, a expectativa é que o transporte por ônibus também possa ser gratuito no dia da eleição, mas ainda não há uma confirmação oficial sobre essa medida. A produção da TV Tribuna já está em contato com o Grande Recife Consórcio de Transporte para verificar essa possibilidade.

No domingo, os eleitores podem contar com 29 estações do metrô em pleno funcionamento, desde a abertura das urnas às 8h até o encerramento da votação às 17h. As catracas estarão liberadas para facilitar o transporte de todos os que desejam participar das eleições.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: