X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Justiça vai chamar 49 mil para trabalhar na votação no ES

São 39 mil mesários e outros 10 mil que vão atuar em outras funções e serão nomeados aos poucos até o próximo dia 7


Imagem ilustrativa da imagem Justiça vai chamar 49 mil para trabalhar na votação no ES
Rosiane disse que, mesmo depois de 7 de agosto, eleitores adicionais podem ser convocados pelo TRE para ajudar |  Foto: Kadidja Fernandes — 26/09/2022

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) vai convocar pelo menos 49 mil eleitores para atuar como mesários e em outras funções durante as eleições deste ano no Estado.

A membro da Comissão de Mesários do TRE-ES Rosiane Marrochi explica que os cerca de 39 mil mesários e os cerca de 10 mil que desempenharão outras funções nas eleições deste ano serão nomeados aos poucos até o dia 7 de agosto.

“Depois dessa data, outros eleitores poderão ser nomeados em caso de substituição ou necessidade da Justiça Eleitoral”, explica.

Desde 2020, o TRE-ES faz a notificação dos convocados por meio eletrônico, via e-mail ou mensagem de texto SMS, que substituiu as cartas enviadas nas eleições anteriores.

Na mensagem, o TRE enviará aos eleitores convocados um código de verificação que deverá ser informado no link: https://zenet.tre-es.jus.br/publico/arauto/confirma-notificacao.

Todo cidadão que prestar serviço como mesário será dispensado do serviço (público ou privado), mediante declaração expedida pelo juiz eleitoral, pelo dobro dos dias que tiver ficado à disposição da Justiça, sem prejuízo financeiro.

A segurança particular Valderez da Glória Baldan, de 56 anos, conta que já trabalha como mesária há muitos anos. Justamente por conta de sua experiência, ela têm assumido, nas últimas eleições, a função de presidente de seção.

“É quem coordena os mesários, digita os números de eleitores. Lido muito bem com os estresses do dia, mas vez ou outra aparece alguém com pressa que não compreende algumas questões do nosso trabalho”.

Quem também já atua há alguns anos como mesário no Estado é o operador de produção de 48 anos William de Oliveira Vieira. Ele conta que desde 1998 é mesário e que também tem sido presidente de seção nas últimas eleições.

“Gosto de participar do processo e sentir que faço parte . A maior dor de cabeça é a boca de urna, mas tem de tudo”, ressaltou.

SAIBA MAIS 

Como confirmar?

- Abrir a mensagem de convocação, que será recebida por e-mail ou SMS (não é enviada por WhatsApp ou app de mensagens e não terá links)

- Acessar o site www.tre-es.jus.br

- Clicar no banner “Mesária e mesário - digite código de convocação”

- Validar a notificação digitando o “Código Verificador” e a “Data de Nascimento”. Clicar na caixa “Não sou um robô” e responder a tarefa de validação. Clicar em “Enviar”.

Dispensa

- Quem não pode atender à convocação por razões de saúde, viagem ou outro motivo justo, ou incida em uma das causas de impedimento previstas na legislação, deve pedir sua dispensa no prazo de 5 dias, contados do recebimento da convocação no link: https://apps.tre-sc.jus.br/pae-protocolo/cartorio-virtual-atendimento-eleitor)

E para ser voluntário?

Acesse o site https://www.tre-es.jus.br/servicos-eleitorais/mesario/cadastro-de-mesario-voluntario e informe seu número de eleitor.

Fonte: G1.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: