Eleições 2026: PSDB-ES lança Luiz Paulo ao Senado
Presidente nacional do partido esteve em Vitória e anunciou candidatura do ex-prefeito. Também elogiou a gestão do governador Casagrande
Escute essa reportagem

Engana-se quem pensa que as eleições estão longe e que as discussões só vão começar a partir de 2026. Na última quinta-feira (28), mais um movimento oficial de pré-eleição foi tomado, quando o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, esteve em Vitória para anunciar a pré-candidatura de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) ao Senado.
O lançamento aconteceu no gabinete do presidente estadual do PSDB, deputado Vandinho Leite, na Assembleia Legislativa.
De acordo com Perillo, o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo é um importante ativo dos tucanos, sendo reconhecido como liderança partidária em todo o País.
“Tivemos uma boa conversa com Renato Casagrande (PSB), que foi meu colega enquanto governador e senador, e com o vice Ricardo Ferraço (MDB). Fazem política equilibrada, é importante encontrar pessoas que tratam de gestão de maneira construtiva”.
Ele fez questão de dizer que o PSDB vai seguir apoiando o grupo de Casagrande no próximo ano.
“É um projeto vitorioso, e vamos apoiar. No encontro, colocamos o interesse de mantermos a bancada da Assembleia, e pedimos também ajuda a eles na montagem da chapa de deputado federal. A influência do governo pesa para a viabilização de uma chapa, e eles se comprometeram a ajudar”, frisou.
Segundo Perillo, o lançamento do nome de Luiz Paulo é uma luz em um momento de polarização política, a qual afirmou que o PSDB sempre se posicionou contra.
“Hoje, o debate no Senado é quem defende Alexandre de Moraes e quem é contra. Não vê debate de questão tributária e fome. Estamos apresentando quem temos de melhor no partido para compor a chapa majoritária. O Espírito Santo contribuirá com o País tendo Casagrande e Luiz Paulo. É importante que tenhamos duas pessoas desse tipo no Senado”.
Já Luiz Paulo afirmou que o Espírito Santo “é o Brasil que dá certo”, e que a pré-candidatura dele ao Senado é no sentido de o que o Estado poder contribuir para resolver os problemas do Brasil.
“Entro nessa pré-campanha na certeza de que o Brasil tem conserto, é preciso de bons brasileiros para isso. Vou me incorporar às caravanas do PSDB e dos aliados de Ricardo, vamos tentar levar ao Congresso a experiência do Estado”, apontou o tucano.
Chapa à Assembleia está adiantada
Além do lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) ao Senado, em uma possível dobradinha com o governador Renato Casagrande (PSB) em 2026, outro tema da entrevista coletiva foi a montagem de chapas dos tucanos para 2026, seja para deputado estadual ou federal.
De acordo com o presidente nacional da sigla, Marconi Perillo, o presidente estadual, Vandinho Leite, já está adiantado nesse processo. Conforme Plenário destacou algumas vezes, Vandinho tem rodado o Estado, levantando possíveis nomes para a chapa, com auxílio do também deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB).
Já sobre a chapa a federal, Vandinho lembrou que o governador se dispôs a ajudar, e relembrou o desempenho do último pleito.
“A pré-disposição do governador em ajudar é clara. Na eleição passada, nossa chapa só não deu certo porque tivemos candidatos que tiveram menos voto do que imaginávamos. Estou dialogando com membros do governo e outras lideranças para essa montagem”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários