Deputados estaduais eleitos no ES tomam posse
Solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (01)
Escute essa reportagem
Os 30 deputados estaduais eleitos no Espírito Santo em outubro de 2022 tomaram posse na manhã desta quarta-feira (01). A sessão solene, que marcou o início da 20ª Legislatura, aconteceu no Plenário Dirceu Cardoso, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), localizada em Vitória.
Os deputados que tomaram posse, foram: Adilson Espindula (PDT); Alcântaro (Republicanos); Alexandre Xambinho (PSC); Allan Ferreira (Podemos); Bispo Alves (Republicanos); Callegari (PL); Camila Valadão (Psol); Capitão Assumção (PL); Coronel Weliton (PTB); Dary Pagung (PSB); Delegado Danilo Bahiense (PL); Denninho Silva (União Brasil); Dr. Bruno Resende (União Brasil); Gandini (Cidadania); Hudson Leal (Republicanos); Iriny Lopes (PT); Janete de Sá (PSB); João Coser (PT); José Esmeraldo (PDT); Lucas Polese (PL); Lucas Scaramussa (Podemos); Marcelo Santos (Podemos); Mazinho dos Anjos (PSDB); Pablo Muribeca (Patriota); Raquel Lessa (PP); Sergio Meneguelli (Republicanos); Theodorico Ferraço (PP); Tyago Hoffmann (PSB); Vandinho Leite (PSDB) e Zé Preto (PL).
Leia mais:
De cadeira de rodas, Sergio Meneguelli toma posse na Assembleia do ES
A sessão solene foi presidida por Theodorico Ferraço (PP), que é o parlamentar mais idoso da atual legislatura e reeleito para novo mandato, e teve como primeiro e segundo secretários, por indicação de Theodorico, os deputados estaduais Lucas Polese (PL) e Hudson Leal (Republicanos), respectivamente.
Após o Hino Nacional, aconteceu a proclamação dos nomes dos deputados, e estes prestaram o compromisso de posse. Posteriormente, Theodorico declarou os deputados empossados e os concedeu o Termo de Posse. Aqueles que foram eleitos pela primeira vez também receberam a Comenda Domingos Martins no grau Grã-Cruz.
Para a cerimônia, dois dos deputados foram escolhidos para discursar. Iriny Lopes (PT) foi um deles, representando os políticos reeleitos.
No discurso, ela falou que, por mais que existam diferenças ideológicas entre os políticos, vale prevalecer o respeito e a dignidade na atuação deles. "O que o povo capixaba espera de nós, é que a gente modernize politicamente esta Casa. Que a gente possa debater, efetivamente, todas as questões que afligem, que são do desejo e do sonho do povo capixaba, livremente, e que prevaleçam os interesses da maioria do nosso povo", afirmou.
Representando a nova bancada, o outro deputado escolhido para discursar foi Alcântaro Filho (Republicanos). "Que nós possamos, a partir de hoje, aproveitar, honrar, com muita dedicação e esforço, honestidade e eficiência, o mandato que nos foi concedido. Que nós possamos representar os capixabas que nos colocaram nesta Casa", disse o político no discurso.
A finalização do evento contou com falas de Theodorico e de Renato Casagrande. O governador afirmou que aquele momento era muito importante para a democracia capixaba. "A posse no Poder Legislativo é a manifestação mais sublime da democracia, do respeito à democracia. Hoje é o dia do fortalecimento das instituições públicas capixabas", falou.
Leia mais:
Posse de novos deputados acontece em meio a protestos contra Pacheco
Casagrande quer diálogo
Em entrevista, o governador disse, sobre o futuro da Assembleia, que está à disposição para o diálogo. "Vai ser uma relação de muito diálogo. Nós queremos dialogar com os trinta deputados, não fazemos diferença entre nenhum deles, mesmo que seja de oposição. Primeiro é respeito ao Poder Legislativo, diálogo para Poder Legislativo, e parceria para a gente poder implementar mais rápido ainda as políticas públicas importantes para a sociedade capixaba", comentou.
Além dos deputados estaduais e os convidados deles, participaram da solenidade servidores, populares e outras autoridades, como o vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB) e o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-ES) Fábio Clem.
Também estiveram presentes o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), José Paulo Calmon Nogueira da Gama; a procuradora-geral de Justiça do Estado, Luciana Gomes Ferreira de Andrade; e o presidente do Tribunal de Contas (TCES), Rodrigo Chamoun.
Na tarde desta quarta-feira será definida a nova Mesa Diretora da Ales, com a sessão preparatória tendo início a partir das 15h, também no Plenário Dirceu Cardoso.
Leia mais:
Cartórios do Espírito Santo começam a emitir carteiras de identidade
Wallace de Souza pede desculpas após polêmica sobre atirar no presidente Lula
Comentários