Casagrande mostra foto de árvore plantada por Príncipe Charles há 30 anos no Estado
Governador participou de reunião com herdeiro do trono da Inglaterra nesta quinta (4) e mostrou a ele foto.
Escute essa reportagem
O governador Renato Casagrande participou de uma reunião com o Príncipe Charles, herdeiro do trono da Inglaterra, nesta quinta-feira (4), em Glasgow, na Escócia. Ao final do encontro, o capixaba mostrou ao integrante da família real inglesa uma foto da árvore Pau-Brasil plantada pelo príncipe em visita a Aracruz, em 1991.
O encontro foi durante reunião do Sustainable Markets Initiative (SMI)-Brasil Race to Zero Investment Forum. O príncipe sorriu ao ver a imagem da árvore. Casagrande ainda entregou ao membro da família real inglesa um livro sobre beija-flores.
Casagrande e o príncipe Charles ainda posaram para algumas fotos junto com mais participantes do encontro.
Esse fórum marca o início de uma cooperação mais ampla entre a SMI e o Brasil e foi realizados após o término de agendas da 26° Conferência das Nações Unidas para a Mudança Climática (COP-26), que também aconteceu em Glasgow e teve a participação de Casagrande representando os governadores do Consórcio Brasil Verde, que conta com 22 governadores brasileiros.
O fórum foi lançado pelo príncipe Charles no ano passado com foco em 10 pontos, que visam catalisar uma ação mais ousada e imaginativa na próxima década. Em carta enviada ao governador capixaba, o herdeiro do trono da Inglaterra destacou a liderança dos estados brasileiros na questão ambiental.
"Foi uma boa reunião, que ele teve paciência e tempo para nos ouvir, ouvir os governadores presentes, ouvir cada secretário presente para falar sobre a realidade de cada estado. Ele dizendo que existe fontes de financiamento para bons projetos de descarbonização. Ele colocando, como nós já sabemos, e já é um convencimento de muitas pessoas no mundo todo de que essa economia de baixo carbono, da energia renovável, da bioeconomia, da preservação das florestas e o respeito às comunidades tradicionais é a nova economia e vai gerar muitas oportunidades para muitos países, especialmente para o Brasil", avaliou Casagrande.
Antes da reunião com o príncipe Charles, Casagrande participou das últimas agendas na COP26 com os líderes mundiais para debater estratégias e buscam firmar acordos para reduzir a emissão de gases tóxicos na atmosfera e dessa foram evitar a elevação da temperatura da Terra.
Esse aquecimento do planeta está ligado a eventos climáticos extremos, como ondas de calor, alagamentos e incêndios florestais.
"O que se discute aqui é oportunidade de uma economia que combate o carbono. Você incentivar a produção de energia solar, eólica, hidrogênio verde, biomassa, etanol", explicou Casagrande, em transmissão ao vivo na quarta-feira (3).
A meta dos países é que a temperatura média da Terra não suba mais do que 1,5ºC até o final do século para tentar frear essas mudanças climáticas.
Casagrande viaja nesta sexta-feira (5) para o Estado e deve chegar em território capixaba no sábado (6).
Repórter fotográfico de A Tribuna acompanhou visita
Com 47 anos de vida dedicados ao jornal A Tribuna, o repórter fotográfico Antonio Moreira foi o responsável por registrar para o veículo a visita do príncipe Charles a Aracruz, em 25 de abril de 1991.
Moreira lembra que um repórter fotográfico foi deslocado para o Aeroporto de Vitória para acompanhar a chegada do príncipe ao Espírito Santo.
O integrante da família real inglesa foi até a empresa Aracruz Celulosa e, lá, plantou a muda de Pau-Brasil. O momento do plantio foi fotografado por Moreira. "Depois da árvore ser plantada, lanchamos com a comitiva e ele tratou todos bem. Ele é um cara muito educado", recorda ele.
Comentários