Biometria para 1,3 milhão
Artigo publicado na edição desta quinta-feira, do jornal A Tribuna
Escute essa reportagem

Ao todo 1.345.475 eleitores do Espírito Santo (45,92% do eleitorado capixaba) terão que fazer o cadastro biométrico para votar nas eleições municipais do ano que vem.
A informação é da Justiça Eleitoral, que retomou a coleta da biometria de forma escalonada nos cartórios eleitorais desde janeiro. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), atualmente os cartórios da Grande Vitória e dos maiores municípios do Estado estão realizando o serviço e até o início do 2º semestre todas as unidades eleitorais farão a coleta.
“Mas não há necessidade de uma corrida aos cartórios. Não há prazo para o comparecimento e os eleitores são atendidos a medida de suas necessidades”, afirma a Corte.
A suspensão da coleta de dados biométricos ocorreu em todo o País em março de 2022, motivada por medidas sanitárias de prevenção contra a covid.
Para saber se precisa
Para se informar se precisará fazer a coleta biométrica, o eleitor capixaba deverá acessar o e-título, que indicará se ele está apto através da frase: “com biometria coletada”.
Um outro meio é através de consulta por nome no site do TRE-ES. O link de acesso é o: www.tre-es.jus.br/servicos-eleitorais/situacao-eleitoral/consulta-por-nome.
Assessores afeminados
Durante a apresentação de sua justificativa do voto favorável ao projeto que determina que pessoas transgêneras só participem de competições esportivas de seus sexos biológicos, o deputado Denninho Silva (União Brasil) provocou surpresa a quem assistia a sessão. “Não sou contra trans, não. Até porque tenho assessores afeminados”.
Leia mais
Policiais Militares da reserva fora de escolas
Allan dos Santos na Ales?
Quem acompanhou a sessão da Assembleia, ontem, por pouco não pensou que o delegado aposentado Danilo Bahiense (PL) tinha resolvido mais um caso de polícia: a extradição do blogueiro Allan dos Santos, foragido nos Estados Unidos. Mas na verdade, o deputado, que presidia a sessão, foi chamar o colega Allan Ferreira e se confundiu.
Fim de semana
O projeto Praia Acessível passará a funcionar às sextas e sábados em Vitória, oferecendo banho de mar assistido para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A informação é do vereador Davi Esmael (PSD), que disse ter participado das reuniões para viabilizar a mudança. Segundo ele a alteração era cobrada há muito tempo pelos usuários do serviço, que funciona de 8 às 13 horas. “Se ganhou um dia de lazer no fim de semana com uma hora a mais para os que trabalham”.
Sinais de que alinhamento continuará
O governador Renato Casagrande (PSB) recebeu, ontem, no Salão São Tiago do Palácio Anchieta, a nova diretoria da Associação dos Municípios do Estado (Amunes). Foi para mais uma posse, já que a oficial ocorreu no dia 3, no primeiro dia útil de abril, conforme prevê o estatuto da entidade. Além do aliado e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo (sem partido), ter assumido a presidência, a posse no Anchieta sinaliza que a associação continuará alinhada ao governo.
galeria
Reforma tributária
Está previsto, possivelmente para o mês de maio, um seminário sobre reforma tributária na Assembleia Legislativa, com o autor e o relator da PEC 45, que trata sobre o tema no Congresso. Tratam-se, respectivamente, dos deputados Baleia Rossi (MDB) e Aguinaldo Ribeiro (PP).
Convite
Os parlamentares foram convidados pelo presidente da Casa de Leis capixaba, o deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), que esteve em Brasília junto ao deputado federal do Estado, Da Vitória (PP), onde participaram de agendas.
Cardápio de papel
Projeto do deputado Dary Pagung (PSB) quer que bares, restaurantes e lanchonetes forneçam cardápio impresso aos clientes. A proposta obriga a permanência de pelo menos uma unidade do cardápio, não bastando que o cliente tenha o acesso apenas pelo QR Code.
Comentários