"Arnaldinho tem a permissão de ser candidato ao governo", diz Aécio Neves
Afirmação aconteceu durante coletiva de imprensa. Arnaldinho agora comanda PSDB no Estado
A partir de agora, o PSDB tem novo presidente no Espírito Santo. O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, assumiu o comando da sigla, conforme Plenário de A Tribuna já havia destacado que aconteceria no último dia 25.
A oficialização aconteceu durante uma coletiva de imprensa no escritório do deputado federal Dr. Victor Linhalis (Pode), em Vila Velha. Com a presença do presidente nacional do PSDB, deputado federal Aécio Neves (MG), Arnaldinho agora além de ter um partido para chamar de seu, tem garantias de que vai pode pleitear o Palácio Anchieta.
"Prefeito, o senhor, que agora assume a presidência estadual do PSDB, tem autorização da Direção Nacional para se colocar como pré-candidato ao governo do Estado. É uma travessia, que o senhor saberá como conduzir, mas conduzirá ao lado de nosso histórico companheiro Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), que com apoio da Direção Nacional se coloca como pré-candidato ao Senado. Quem sabe o Senado possa ter privilégio de ter alguém com qualidade política, pessoal e de caráter de Luiz Paulo", afirmou Aécio.
Já Arnaldinho, que costurou o movimento em Brasília dias atrás com Aécio, agradeceu ao mineiro.
"Tenho certeza que o projeto do PSDB vai ao encontro com o que temos feito em Vila Velha. Formulação de políticas públicas, sair do extremismo, fazer política para todos. Desejamos entregar isso aos 78 municípios, e nada melhor que um partido com a história do PSDB. O Plano Real é uma das políticas públicas que estabilizou a moeda e dá condições ao País. Projeto vai ser construído com muito diálogo e respeito ao lado de Luiz Paulo, que tem história na vida pública", ressaltou o canela-verde.
Também disse que quer oxigenar o partido em todo o Estado.
"Queremos receber também nosso deputado federal Victor Linhalis em breve. Teremos dois candidatos ao Senado, um que não abrimos mão e outro que é de casa. O de casa é Luiz Paulo, e o que não abrimos mão é o Renato Casagrande (PSB)", sinalizou.
Pelos discursos de Aécio e Arnaldinho, já está sacramentado que assim que tiver condições burocráticas para tal, Linhalis deixará o Podemos para se filiar ao PSDB. Será o principal nome de chapa de deputado federal que Arnaldinho se comprometeu com Aécio a montar. Estratégia tucana no Espírito Santo é fazer no mínimo um deputado.
"Muito obrigado, Victor. Você é uma unanimidade. Sei o quanto tem feito por Vila Velha, mas vai me ajudar muito sentado aqui ao meu lado na Direção Nacional, me ajudando a reconstruir o partido no País. As boas relações que construiu em Brasília já são notórias. Venha logo", disse o mineiro.
Entenda
Com a chegada de Arnaldinho Borgo, a liderança do deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) foi substituída. O prefeito canela-verde terá de construir o partido sem alguns nomes, como do próprio Vandinho, deputado Mazinho dos Anjos e ex-prefeito Max Filho. Todos já anunciaram que não ficarão na legenda. Expectativa é de que outros filiados ao PSDB também deixem o ninho em breve.
Vandinho, inclusive, publicou uma nota a respeito de sua saída da presidência tucana.
Leia na íntegra:
O fim de um ciclo
Chega um momento em que cada ciclo precisa ser encerrado com serenidade, responsabilidade e respeito à história construída. No tempo oportuno, seguindo rigorosamente a legislação vigente, formalizarei minha desfiliação do PSDB.
Infelizmente, o PSDB capixaba tornou-se vítima de uma ação truculenta e arrogante, conduzida por alguém movido por ingratidão aliada a uma sede de poder em um nível jamais visto. Esse movimento desconsiderou a trajetória, o trabalho e a dedicação de muitos que sempre atuaram pelo bem do partido e do Espírito Santo.
Apesar disso, carrego comigo a gratidão pelos amigos que fiz no partido, pelas experiências vividas e por tudo que construímos juntos.
Em breve, anunciarei um novo desafio — com a mesma determinação de sempre e com o compromisso de continuar trabalhando pelo futuro do nosso Estado.
Parceria com governo
Em alguns momentos durante a coletiva, o prefeito Arnaldinho voltou a destacar que tem compromisso político com Casagrande, e que faz parte do grupo do socialista.
Aécio chegou a ressaltar sua amizade com Casagrande.
"Renato é amigo de muitos anos. O vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), foi meu colega no Senado. Eleito vice-governador duas vezes pelo PSDB, mas deixou a sigla. PSDB, ao longo de todos esses anos, foi credor. Muito mais apoiou, do que foi apoiado", ponderou.
Arnaldinho marcou posição sobre Casagrande.
"Já deixei claro que não abro mão de ajudar Casagrande a se tornar senador. Da mesma forma que hoje tenho compromisso de ajudar nosso quadro histórico Luiz Paulo a se viabilizar para se tornar um segundo senador. Vamos trabalhar para isso. Casagrande fala que vai decidir seu candidato, e temos que aguardar. A política é feita ouvindo todo mundo. Temos a legitimidade, principalmente agora com partido do tamanho do PSDB de dialogar com o Estado. Não estamos indo contrário a nenhuma política pública ou pessoa, queremos conversar, é altamente legítimo".
Disse que vai trabalhar para uma unidade.
"Vou trabalhar pela união, vou buscar isso, inclusive quero dialogar com todos para fazermos grande aliança no Estado e fazermos política juntos. Vou trabalhar para que o grupo do governador tenha um candidato
Composição
Segue abaixo os nomes da nova comissão estadual do PSDB:
Presidente - Arnaldinho Borgo
Vice-presidente - Thomaz Tommasi
Secretário-geral - Sérgio de Souza Freitas
Tesoureiro - Rodrigo César Mathias Cardoso
Presidente do secretariado da Mulher - Lyza Kely de Oliveira
Presidente do Instituto Teotônio Vilela - Luiz Paulo Vellozo Lucas
1º Vogal - Anderson de Oliveira Almeida
2º Vogal - Fabrício Barcelos dos Santos
Mais informações sobre o assunto no jornal A Tribuna desta sexta-feira (05)
Comentários