X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Alckmin vem ao ES para assinar autorização para 1ª zona franca privada

Obras nas BRs 101 e 262, nova ferrovia e reforma tributária são outros temas sobre os quais o vice-presidente deve se manifestar


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Alckmin vem ao ES para assinar autorização para 1ª zona franca privada
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), chega ao Espírito Santo, nesta quinta-feira (27), para participar de duas agendas oficiais: assinatura da autorização da instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Aracruz e da primeira exportação de lítio verde do País. 

Leia mais notícias de Economia aqui

A previsão é de que Alckmin chegue ao Aeroporto de Vitória por volta das 8h. A partir disso, o vice-presidente seguirá para o Palácio Anchieta, no Centro, para se encontrar com o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB). 

No encontro, os correligionários devem discutir temas pendentes para o Estado, que têm influência direta da atuação do governo federal, como as obras nas BRs 101 e 262, a Ferrovia Vitória-Rio (EF-118), reforma tributária e Contorno do Mestre Álvaro. 

Após a reunião, o vice-presidente, juntamente com Casagrande, irá acompanhar o primeiro carregamento de lítio verde do País, que acontecerá hoje no Cais Comercial da VPorts (antiga Codesa), em frente ao Palácio Anchieta. Este evento também contará com a presença de Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais.  

Já na sequência, Geraldo Alckmin e Casagrande vão se dirigir ao evento que irá celebrar os 65 anos da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Será neste momento que Alckmin assinará a autorização para a construção da ZPE pelo Grupo Imetame. 

Depois da autorização formal, os projetos para a implantação da ZPE em Barra do Riacho,  Aracruz, poderão começar. 

Empresas

A estimativa é de que várias empresas busquem um espaço dentro da Zona de Exportação, já que as companhias buscam principalmente os incentivos fiscais para atuar na região.

 Conforme A Tribuna antecipou, segundo informações de empresários do setor de exportação, empresas de segmentos de rochas e alimentos já demonstram interesse em se instalar dentro da área de 500 mil m destinada à ZPE. 

Além da ZPE, Aracruz ainda faz parte da Sudene, ou seja, as empresas instaladas na cidade contam com  benefícios fiscais para que possam operar. 

A ZPE capixaba será a primeira privada do País e deve atrair empresas nacionais e internacionais. A Colliers, por exemplo, é uma empresa canadense de  investimentos imobiliários que também atua na intermediação de espaços para que outras empresas se instalem.   

Nesse sentido, a CEO da Colliers Brasil, Paula Casarini, chegou a visitar a área destinada à instalação da ZPE e apontou que a tendência é que empresas se interessem no local.

DETALHES

Agenda

- O vice-presidente  Geraldo Alckmin (PSB), chega hoje ao Espírito Santo para assinar a autorização da construção da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Aracruz e para acompanhar o primeiro embarque de lítio verde do País, que acontece no Cais Comercial da VPorts, em Vitória. 

- Alckmin deve pousar no Aeroporto de Vitória por volta das 8h. Ele seguirá para o Palácio Anchieta e se encontrará com o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).

ZPE

- As chamadas ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem vendidos para fora do Brasil.

- A ZPE em Aracruz terá uma conexão direta com o Porto da Imetame, de acordo com o próprio grupo, que está à frente do projeto.  

Fonte: Pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: