Alckmin vem ao ES para assinar autorização para 1ª zona franca privada
Obras nas BRs 101 e 262, nova ferrovia e reforma tributária são outros temas sobre os quais o vice-presidente deve se manifestar
Escute essa reportagem
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), chega ao Espírito Santo, nesta quinta-feira (27), para participar de duas agendas oficiais: assinatura da autorização da instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Aracruz e da primeira exportação de lítio verde do País.
Leia mais notícias de Economia aqui
A previsão é de que Alckmin chegue ao Aeroporto de Vitória por volta das 8h. A partir disso, o vice-presidente seguirá para o Palácio Anchieta, no Centro, para se encontrar com o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).
No encontro, os correligionários devem discutir temas pendentes para o Estado, que têm influência direta da atuação do governo federal, como as obras nas BRs 101 e 262, a Ferrovia Vitória-Rio (EF-118), reforma tributária e Contorno do Mestre Álvaro.
Após a reunião, o vice-presidente, juntamente com Casagrande, irá acompanhar o primeiro carregamento de lítio verde do País, que acontecerá hoje no Cais Comercial da VPorts (antiga Codesa), em frente ao Palácio Anchieta. Este evento também contará com a presença de Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais.
Já na sequência, Geraldo Alckmin e Casagrande vão se dirigir ao evento que irá celebrar os 65 anos da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Será neste momento que Alckmin assinará a autorização para a construção da ZPE pelo Grupo Imetame.
Depois da autorização formal, os projetos para a implantação da ZPE em Barra do Riacho, Aracruz, poderão começar.
Empresas
A estimativa é de que várias empresas busquem um espaço dentro da Zona de Exportação, já que as companhias buscam principalmente os incentivos fiscais para atuar na região.
Conforme A Tribuna antecipou, segundo informações de empresários do setor de exportação, empresas de segmentos de rochas e alimentos já demonstram interesse em se instalar dentro da área de 500 mil m destinada à ZPE.
Além da ZPE, Aracruz ainda faz parte da Sudene, ou seja, as empresas instaladas na cidade contam com benefícios fiscais para que possam operar.
A ZPE capixaba será a primeira privada do País e deve atrair empresas nacionais e internacionais. A Colliers, por exemplo, é uma empresa canadense de investimentos imobiliários que também atua na intermediação de espaços para que outras empresas se instalem.
Nesse sentido, a CEO da Colliers Brasil, Paula Casarini, chegou a visitar a área destinada à instalação da ZPE e apontou que a tendência é que empresas se interessem no local.
DETALHES
Agenda
- O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), chega hoje ao Espírito Santo para assinar a autorização da construção da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Aracruz e para acompanhar o primeiro embarque de lítio verde do País, que acontece no Cais Comercial da VPorts, em Vitória.
- Alckmin deve pousar no Aeroporto de Vitória por volta das 8h. Ele seguirá para o Palácio Anchieta e se encontrará com o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).
ZPE
- As chamadas ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem vendidos para fora do Brasil.
- A ZPE em Aracruz terá uma conexão direta com o Porto da Imetame, de acordo com o próprio grupo, que está à frente do projeto.
Fonte: Pesquisa AT.
Comentários