X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

"Sextorsão": ex-namorado ameaçava adolescente para ter relações sexuais

Suspeito foi preso em Vitória após denúncia da vítima


Ouvir

Escute essa reportagem

"Ele se achava dono dela", afirmou a delegada Gabriela Enne ao comentar o caso de chantagem e estupro sofrido por uma adolescente de 16 anos. O acusado, um jovem de 19 anos, é ex-namorado da vítima e exigia ter relações sexuais mesmo após o término, sob ameaça de divulgar fotos e vídeos íntimos da ex-companheira. 

O caso foi divulgado nesta terça-feira (11) após a prisão preventiva do suspeito, que ocorreu no dia 03 de fevereiro, em Vitória. A adjunta da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), delegada Gabriela Enne, deu detalhes da violência sofrida pela vítima. 

"Ela tentava terminar esse relacionamento e ele não permitia de forma nenhuma. Ele chegou a invadir a escola dessa adolescente, pulando o muro para agredir pessoas com quem ele achava que ela poderia estar se envolvendo. Chegou a agredir ela no estacionamento de um shopping, quebrando o telefone celular dela", detalhou.

O casal estava junto há cerca de 2 anos e, segundo a delegada, o namorado era controlador, não deixando a adolescente ter redes sociais e obrigando ela a apagar fotos por ciúmes. Quando a adolescente tentou terminar, começou a receber ameaças. "Ele encaminhou diversas mensagens para o telefone dela com fotos de arma de fogo, ameaçando ela e a família, afirmando que se ela não continuasse no relacionamento ele iria matá-la", contou Gabriela Enne.

A delegada explicou que o suspeito gravou um vídeo íntimo do casal em uma relação sexual ocorrida na casa dele. Quando a vítima tentou terminar o relacionamento, ele aproveitou a existência do vídeo para fazer ameaças e obrigá-la a continuar tendo relações com ele, o que se configura como sextorsão. 

"A sextorsão é o comportamento da pessoa quando tem acesso a fotos e vídeos íntimos de uma pessoa e passa a ameaçar sob pena de divulgação, e ele solicita, coage a vítima a fazer ou deixar de fazer alguma coisa ou exige recompensa patrimonial. Nesse caso ele não pedia dinheiro, mas ele obrigava ela a manter relações contra a vontade dela para que ele não divulgasse esse conteúdo", explicou a delegada.

Nas ameaças, o jovem dizia que iria publicar o vídeo em uma plataforma de conteúdo adulto que ele inclusive utiliza para vender vídeos e fotos de si mesmo. "Além disso ele dizia também que iria divulgar esses vídeos para os pais da menina, e esse era o maior medo dela", disse Gabriella. "O conteúdo das mensagens que ele encaminhava era muito assustador", destacou.

ESTUPRO

Segundo a delegada, o fato da vítima ser coagida a praticar sexo caracteriza-se como estupro. "O crime de estupro é praticado mediante violência e grave ameaça e essa grave ameaça de divulgar fotos íntimas se enquadra justamente nessa coação", explicou. 

A adolescente denunciou o caso junto com a mãe depois que as ameaças se intensificaram. A polícia ouviu os relatos na sexta-feira (31/01) e apurou que o suspeito já tem passagens pela justiça, tendo sido preso em flagrante em 2023 portando uma sub metralhadora e também em outra situação ao dirigir um veículo roubado.

A prisão preventiva dele foi pedida já no sábado (01/02) e efetuada na segunda-feira (03), em Vitória. Detalhes sobre o bairro e nome do suspeito não serão divulgados para não identificar a vítima, em respeito ao Estatuto da Criança e Adolescente. Os vídeos foram encontrados no celular do investigado, que confirmou os fatos e as ameaças. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça. 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: