Perícia revela falha no airbag em acidente que matou motorista em Vila Velha
Acidente ocorreu em abril deste ano próximo ao Terminal Vila Velha
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A Polícia Científica do Espírito Santo concluiu as análises sobre um acidente entre um ônibus do Transcol e um Honda Civic, em abril deste ano, em Vila Velha. A colisão causou a morte do motorista do carro de passeio e o resultado de um exame identificou falha no sistema de airbag do veículo.
O acidente ocorreu na madrugada de 27 de abril, no cruzamento das avenidas Carioca e Luciano das Neves, próximo ao Terminal Vila Velha. O motorista morreu ainda no local do acidente e deixou ainda quatro passageiras feridas. Duas jovens feridas têm 18 anos, um tem 19 anos e a última é uma adolescente de 16 anos.
A Polícia Científica informou que, de acordo com o laudo, o motorista do Honda teria avançado o sinal vermelho, colidindo com o ônibus que tinha preferência.
"Entretanto, a falha no airbag do Honda Civic, fabricado pela Takata®, foi identificada como o fator crítico. Durante a expansão, o insuflador do airbag colapsou, lançando fragmentos metálicos que causaram ferimentos fatais ao motorista", informou a Polícia Científica em nota.
A polícia reforça que esse tipo de defeito tem sido alvo de recalls em todo o mundo, incluindo milhões de veículos nos Estados Unidos, conforme relatado por fontes como o órgão nacional de Segurança Rodoviária norte-americano (National Highway Traffic Safety Administration – NHTSA).
O perito Alberto Tirello Maia utilizou técnicas avançadas para reconstruir o acidente e validar suas conclusões.
A Polícia Científica alertou para a necessidade de manter a manutenção veicular em dia e de atender aos recalls emitidos pelos fabricantes, assim como verificar a existência de recall ao comprar um carro usado.
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A Honda, fabricante do veículo dirigido pelo motorista, lamentou o acidente e se solidarizou com as vítimas e familiares. A empresa reiterou que está à disposição por meio de sua Central de Atendimento ao Cliente.
"Além disso, a empresa continua a convocar proprietários de veículos afetados pelos recalls do insuflador de airbags Takata por diversos meios de contato, inclusive cartas direcionadas aos proprietários, solicitando aos clientes dos modelos envolvidos que levem, com urgência, seus veículos a uma concessionária autorizada para a substituição do insuflador", diz a nota.
Segundo a empresa, o proprietário pode verificar se seu veículo necessita de reparo pelo link www.honda.com.br/recall. O agendamento pode ser feito pelo mesmo site, pela Central de Atendimento ao Cliente (0800-701-3432) ou em qualquer concessionária Honda Automóveis do país. A Honda ressalta que o reparo é rápido, gratuito e independe de consulta às pendências financeiras, documentação ou impostos.
A reportagem não conseguiu contato com a empresa fabricante do airbag.
"Airbags mortais" equipam milhões de carros no Brasil
Uma reportagem feita pela Agência Folhapress destaca que cerca de 2,6 milhões de carros, no Brasil, estão equipados com airbags defeituosos da marca Takata e em circulação nas ruas do País. Os dados são da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
O defeito dos equipamentos é que, em caso de acionamento, podem expelir partes metálicas em direção aos ocupantes dos bancos dianteiros em uma velocidade superior a 300 km/h.
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