Operação Mulher Segura prende cinco suspeitos de violência doméstica no ES
Polícia Civil cumpriu mandados em Vitória, Guarapari, Serra e Cariacica; armas e munições também foram apreendidas
Siga o Tribuna Online no Google
A Polícia Civil do Espírito Santo realizou, ao longo desta semana, mais uma fase da Operação Mulher Segura, que resultou na prisão de cinco homens suspeitos de envolvimento em casos de violência doméstica contra a mulher. A ação também cumpriu mandados de busca e apreensão, que terminaram na apreensão de armas de fogo e centenas de munições nos municípios de Vitória, Cariacica, Serra e Guarapari.
Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (15), o delegado-geral da Polícia Civil, Jordano Bruno, destacou a importância do combate à violência contra a mulher e reforçou a necessidade de denúncias ainda nos primeiros sinais de agressão.
Segundo a corporação, as prisões envolveram casos de descumprimento de medidas protetivas, ameaças, perseguições, cárcere privado e agressões físicas.
A delegada-chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, Cláudia Matheus, afirmou que a operação busca não apenas responsabilizar os agressores, mas também incentivar mulheres vítimas de violência a procurarem ajuda.
“É muito importante que a mulher denuncie desde os primeiros sinais de violência. Muitas vezes começa com humilhações, xingamentos e controle excessivo, evoluindo para ameaças, agressões físicas e até feminicídio”, destacou.
Em Vitória, uma mulher procurou a delegacia relatando perseguições praticadas pelo ex-marido mesmo oito anos após o fim do relacionamento. Segundo a Polícia Civil, o homem controlava os horários de trabalho da vítima, fazia ligações insistentes e utilizava até o tablet do filho para monitorá-la.
A vítima informou, ainda, que o suspeito possuía armas de fogo. Com isso, a Justiça autorizou mandado de busca e apreensão. Na residência do investigado, foram apreendidas duas pistolas — uma calibre 9 milímetros e outra calibre .45 —, além de mais de 620 munições intactas. O homem, de 55 anos, é empresário e possuía registro legal das armas.
Em Cariacica, um jovem de 18 anos foi preso em flagrante, suspeito de manter a namorada, também de 18, em cárcere privado. De acordo com a polícia, a vítima era impedida de sair de casa e sofria ameaças e agressões físicas.
A mãe da jovem procurou a delegacia após uma amiga ouvir ameaças durante uma ligação telefônica. A equipe policial foi até o imóvel e confirmou a situação. Segundo a vítima, o suspeito chegou a ameaçar jogá-la da janela do segundo andar da residência.
Ainda em Cariacica, outra ação resultou na apreensão de uma pistola calibre .380 após uma mulher denunciar ameaças feitas pelo ex-companheiro. Conforme o relato, o homem teria afirmado que a mataria caso ela se mudasse para outro estado levando os filhos.
Já em Guarapari, dois homens foram presos por descumprimento de medidas protetivas. Um deles, de 28 anos, já havia sido preso anteriormente após agredir a ex-companheira com coronhadas de arma de fogo, desacatar policiais e danificar uma viatura. Após obter liberdade provisória, voltou a descumprir as determinações judiciais.
O segundo caso envolveu um homem de 32 anos que teria enviado mensagens ameaçando matar a ex-companheira caso ela estivesse se relacionando com outra pessoa. Segundo a Polícia Civil, ele também encaminhou fotografias de armas de fogo para intimidar a vítima.
Outras duas prisões por descumprimento de medida protetiva foram realizadas durante a tarde desta sexta na Serra e de Cariacica, com apoio da Superintendência de Polícia Interestadual e Capturas (Supic).
A Polícia Civil reforçou, ainda, que denúncias podem ser feitas nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher e que o acolhimento das vítimas é fundamental para evitar casos mais graves, incluindo feminicídios.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários