X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Distribuidora de bebidas em Piúma é flagrada furtando energia

Uma câmara frigorífica e dois freezers localizados nos fundos da distribuidora eram alimentados por essa energia furtada


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Distribuidora de bebidas em Piúma é flagrada furtando energia
Distribuidora de bebidas em Piúma é flagrada furtando energia |  Foto: Divulgação/EDP e Polícia Civil

Nesta quarta-feira (9), equipes técnicas da EDP, em ação conjunta com a Polícia Civil, flagraram um furto de energia elétrica em uma distribuidora de bebidas localizada no Centro de Piúma. Foi constatado pelos peritos uma ligação direta na rede elétrica, ou seja, a energia consumida não estava sendo devidamente medida e paga pelo comerciante.

Uma câmara frigorífica e dois freezers localizados nos fundos da distribuidora eram alimentados por essa energia furtada, permitindo assim, o abastecimento de outros equipamentos do local. Os técnicos da EDP desfizeram as ligações clandestinas e regularizaram o fornecimento de energia.

O proprietário da distribuidora acompanhou a inspeção, foi autuado em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia de Anchieta para a adoção das medidas cabíveis. A ação contou com a participação de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic) de Vitória, peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica e técnicos da EDP.

Crime

O furto de energia é crime, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: "Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa."

Além do processo criminal, o responsável deverá arcar, conforme as regras da Resolução ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a cobrança de toda a energia não faturada durante o período da irregularidade, além de custos administrativos.

Além de ilegal, essa prática é extremamente perigosa. As fraudes podem causar sobrecarga na rede elétrica, impactando o fornecimento de energia para a população e causando danos a equipamentos, além de comprometer a qualidade do serviço.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: