X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Cariacica tem redução de homicídios em 2023

Município registrou 114 mortes no ano passado, 60 a menos que em 2020, além de nenhum caso de feminicídio


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Cariacica tem redução de homicídios em 2023
Cariacica contou com a ampliação do sistema de videomonitoramento e do cerco inteligente |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Cariacica

Cariacica, o único município na Grande Vitória a não registrar nenhum caso de feminicídio, celebra mais uma conquista com a significativa redução nos números de homicídios desde 2020.

De acordo com os dados levantados pelo município, Cariacica registrou o menor número de homicídios dos últimos anos. A cidade registrou, em 2023, 114 mortes. Mas apesar de ainda elevado, este número representa 60 mortes a menos em comparação com 2020, quando ocorreram 174.

O prefeito Euclério Sampaio destaca que a redução se deve aos esforços municipais, “já que os investimentos públicos contam e muito para esse quadro ser cada vez menor”.

“Esse dado reflete os investimentos que estamos realizando nas áreas de segurança, educação, saúde, infraestrutura e assistência social. Estamos comprometidos em garantir um ambiente seguro e saudável para todos os cidadãos”, declarou.

O secretário de Defesa Social, Cláudio Victor, pontua os investimentos que vão desde a implementação da Guarda Municipal à ampliação do sistema de videomonitoramento e do cerco inteligente, o botão do pânico em 128 escolas municipais, além da atenção às mulheres por parte da Secretaria da Mulher e da Assistência Social.

“Tivemos cinco mortes de mulheres no ano passado, mas nenhuma foi registrada como feminicídio, porque não envolvia esses fatos. Sabemos da quantidade de mulheres que vêm sofrendo violência doméstica, pois essas são acompanhadas pela Assistência Social e a Secretaria da Mulher, que oferecem um apoio a essas vítimas, como atendimento psicossocial e até mesmo jurídico”, esclarece o secretário.

Com a redução nos números, Cláudio acredita que o cenário atual, sobre as pessoas andarem pelas ruas de Cariacica sabendo que estão sendo monitoradas o tempo inteiro, passa a não ser algo fora do normal, “pois assim o município pode ter certeza da eficácia das medidas adotadas”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

“Sabemos que no mundo ideal é que não acontecesse nada, mas a redução vem aos poucos, com todos os investimentos. O município também tem essa responsabilidade para a redução dos crimes, e somamos quando integramos aos demais órgãos de segurança e outras guardas municipais”, completa o secretário.

Ao abordar futuros projetos, o prefeito enfatizou que os investimentos vão continuar. “Vamos continuar investindo em obras de revitalização dos espaços públicos, praças, áreas de lazer e esporte, seguindo o exemplo da Nova Orla de Cariacica”.

“Além disso, estão planejados outros investimentos em infraestrutura urbana, reforçando nosso compromisso com o bem-estar da comunidade”, completou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: