X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Câmeras nas ruas de Vitória vão ajudar a identificar criminosos

Sistema foi apresentado nesta quinta-feira e investimento é de cerca de R$ 15 milhões


Imagem ilustrativa da imagem Câmeras nas ruas de Vitória vão ajudar a identificar criminosos
Câmera de videomonitoramento |  Foto: Ademir Ribeiro

A cidade de Vitória passa a contar com câmeras e um "super computador" capazes de fazer o reconhecimento facial e identificar criminosos com mandado de prisão em aberto. A prefeitura da capital apresentou o novo sistema de segurança na tarde desta quinta-feira (3). No total, serão 150 pontos com essa tecnologia espalhados pela cidade.

Vitória é a primeira capital do País a implementar uma solução HCI (Hyper‐Converged Infrastructure, que em português significa Infraestrutura Hiperconvergente). O "super computador" é capaz de analisar e processar mais de 1.000 imagens de câmeras de videomonitoramento, de forma simultânea.

Além de realizar o reconhecimento facial de pessoas com mandados de prisão em aberto, o sistema auxilia a identificar suspeitos de crimes, pessoas portando armas e objetos perigosos, além de identificar invasores de prédios municipais. 

Assim que identificada como pessoa de risco, um alerta será enviado para a  Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom).

"Essa é mais uma ação do Plano de Governo do prefeito Lorenzo Pazolini, implementada na Capital, favorecendo nosso trabalho de combate ao crime, buscando cada vez mais reduzir os índices de violência. Com a identificação dos criminosos, teremos êxito para efetuar as prisões em flagrante. Essa é uma ferramenta que vai colaborar não só com a cidade de Vitória, mas toda a região metropolitana", disse o secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski.

Essa tecnologia também pode ser utilizada para questões além do combate ao crime. Entre as demais possibilidades de uso estão identificar veículos circulando de forma irregular,  estacionamento em local inapropriado, descarte irregular de lixo, identificação de aglomerações e contagem de pessoas. 

O investimento da Prefeitura de Vitória é de aproximadamente R$ 15 milhões, contemplando câmeras, licenças de softwares e o HCI. Ele também será utilizado também para ampliar o tempo de armazenamento das imagens das 218 câmeras externas de videomonitoramento e das 315 câmeras internas de segurança, bem como suportar as 800 novas câmeras internas que estão sendo instaladas em escolas e unidades de saúde.

"Momento importante para integrarmos todos que buscam o melhor para a cidade de Vitória. Estamos fazendo o maior investimento per capita da história do Espírito Santo. Com 360 mil habitantes, Vitória investe mais do que o Estado. Queremos entregar segurança, tecnologia, cidadania, mas principalmente uma cidade melhor para se viver, em que haja um plano traçado, onde saibamos onde estamos e onde queremos chegar. Quando olhamos para uma ferramenta como essa, é muito mais do que a identificação de um criminoso. Ela serve, por exemplo, para identificar um suspeito de agressor de uma mulher, após ofício protocolado por descumprimento de medida protetiva. O sinônimo dessa ferramenta é preservação da vida", destacou o prefeito Lorenzo Pazolini.

Imagem ilustrativa da imagem Câmeras nas ruas de Vitória vão ajudar a identificar criminosos
Exemplo de utilização da câmera para reconhecimento facial |  Foto: Reprodução vídeo/ PMV

Projeto terá duas fases

A implementação do novo sistema de videomonitoramento é dividida em duas fases. A primeira delas tem duração de 30 dias e vai contar inicialmente com 10 pontos de reconhecimento facial, instalados em praças, escolas, unidades de saúde e demais equipamentos públicos do município.

Segundo a prefeitura, ao final desta etapa de avaliação e ajustes, o monitoramento será ampliado para 50 pontos itinerantes.

Na segunda fase do projeto, a partir de março, serão disponibilizados mais 100 pontos de monitoramento.

O sistema utilizará, no período de testes, banco de dados com as imagens dos criminosos mais procurados nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Minas Gerais, disponibilizadas na internet pelas Secretarias de Segurança Pública respectivas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: