Ação conjunta apura denúncia de maus-tratos a cães em Cariacica
Três cachorros foram encontrados em situação de sofrimento
Uma ação em conjunta entre a Polícia Civil, Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cariacica, apurou na manhã desta quarta-feira (21) uma denúncia de maus-tratos a animais no bairro Alzira Ramos, no município de Cariacica. As equipes se deslocaram até uma chácara e encontraram três cães em situação de sofrimento.
Os três cães, sendo dois machos e uma fêmea, estavam mantidos acorrentados com correntes de menos de meio metro de comprimento, o que restringia completamente a mobilidade dos animais. Além disso, os animais estavam expostos às condições climáticas adversas, sem acesso a abrigo adequado, alimento ou água. As equipes ainda constataram, por meio do relato do tutor, que os animais permaneciam durante toda a noite nessas condições.
“De acordo com os agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os cães apresentavam escore corporal baixo, compatível com quadro de desnutrição, além de sinais aparentes de hipotermia. O tutor não apresentou comprovantes de vacinação nem documentação que atestasse a realização dos cuidados básicos de saúde exigidos pela legislação vigente”, disse o responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), delegado Leandro Piquet.
O tutor, um homem de 59 anos, foi encaminhado à Delegacia Regional de Cariacica para análise e adoção das providências legais pertinentes.
As apurações seguem em andamento no âmbito do Núcleo de Proteção Animal para a completa elucidação dos fatos e responsabilização do envolvido, conforme previsto na legislação ambiental e de proteção animal.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários