Rodrigo Borges ainda mais perto de Casagrande
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
O prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges (Republicanos), conforme a coluna analisou nas últimas semanas, tem se aproximado cada vez mais do grupo governista, liderado por Renato Casagrande (PSB). O Palácio, nas eleições municipais de 2024, apoiou o deputado Zé Preto à prefeitura da Cidade Saúde, mas dez meses após a posse de Rodrigo, que foi o vencedor, as relações entre os dois poderes ficaram estreitas.
Após os investimentos que o governo anunciou em Guarapari, a expectativa de palacianos é que Rodrigo, em um futuro breve, anuncie apoio ao projeto de Ricardo Ferraço (MDB) ao governo, mesmo hoje estando no Republicanos, do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que chegou a gravar vídeos em Guarapari com Rodrigo, pedindo votos para o republicano em 2024.
Entretanto, a vida partidária de Rodrigo no Republicanos pode estar com os dias contados.
Dois coelhos?
Apesar de falar que admira Pazolini e Erick Musso, a relação central de Rodrigo com o Republicanos é com o deputado federal Amaro Neto, aliado de 1ª hora do prefeito, que enviou emendas à Cidade Saúde. Amaro também preza de boa relação com o governo, e busca uma boa chapa para ser reeleito ano que vem. Governo pode tentar atrair ambos à base.
Bloco direto do Caparaó
Prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB) começou a caminhar pelo interior, de olho no Senado. Ao lado do fiel escudeiro Messias Donato (Rep), visitou Santa Leopoldina, do prefeito Fernando Rocha (PDT). Ontem, foi recebido em Guaçuí pelo prefeito Vagner Rodrigues (PP) e por Marcelo Santos e Ricardo Ferraço. Bloco aparenta estar formado.
Vale usar até chapéu e bota
A base do governador Casagrande (PSB) não deixou de prestigiar o rodeio da Expo Guaçuí. Diversas lideranças bateram ponto na festa, incluindo Vandinho Leite (PSDB), líder de governo na Assembleia; deputada Janete de Sá (PSB), e a secretária de Estado de Governo, Emanuela Pedroso (PSB).
Contingência
Prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa (Pode) foi pego de surpresa com o anúncio do Hospital Rio Doce de suspender, sem aviso, serviços de maternidade.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann (PSB), o contrato que o hospital mantém com a Sesa não permite tal atitude.
A coluna apurou que uma equipe da secretaria já foi montada para assumir o hospital. Governo ajuizou uma ação para que o Estado intervenha na gestão.
Psol encoraja PT para investir em candidatura
O presidente estadual do PT, deputado João Coser, e o deputado federal Helder Salomão se reuniram com representantes do Psol - a deputada estadual Camila Valadão, a presidente estadual Ane Halama e Brice Bragato - para discutir a possibilidade de um movimento conjunto em apoio à candidatura de Helder ao governo do Estado. “Precisamos de uma frente de esquerda para combater a extrema-direita privatista”, disse Halama.
Buscando uma casa
Ex-deputado federal Marcus Vicente continua em busca de um partido para ser sua nova casa. Já anunciou que a ideia é disputar uma das 10 cadeiras disponíveis para o Estado à Câmara Federal. Tem conversado com diversas siglas, nos bastidores, uma delas é o MDB, que ainda tenta viabilizar chapa. Nada definido.
Amigo do representante
Vereador de Vila Velha Renzo Mendes (PP) foi agraciado com o Troféu Amigo do Representante Comercial, homenagem concedida pelo Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Espírito Santo (Core-ES) a quem apoia de forma significativa a profissão.
Valorização de feirantes
Deputado Adilson Espíndula (PSD), que é responsável por presidir a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, vai promover reunião para tratar do tema “Produção de Hortaliças e Valorização dos Feirantes”, na próxima terça-feira, às 10 horas.