Universidade de Pernambuco amplia sistema de cotas para cursos de graduação
Medida beneficia alunos de escolas públicas Medida beneficia alunos de escolas públicas Medida beneficia alunos procedentes de escolas públicas
Escute essa reportagem
O Conselho Universitário da Universidade de Pernambuco (UPE), aprovou a ampliação do sistema de cotas para ingressos de estudantes oriundos das escolas públicas. A medida será válida para o processo seletivo de 2024.
A UPE reservará 40% das vagas para estudantes egressos de escolas públicas estaduais, municipais ou federais que tenham cursado integral, exclusiva e regularmente os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e todos os anos do Ensino Médio, comprovados no ato da matrícula.
O quantitativo para o processo seletivo e ingresso em 2023 foi de 30%.
As vagas serão ocupadas em duas condições: 20% para estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário minímo; os outros 20% para estudantes com qualquer renda per capita.
UPE
A UPE é uma instituição pública (Governo do Estado de Pernambuco) de ensino superior e tem 15 unidades de ensino e três hospitais, distribuídos no Recife e Região Metropolitana; Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Palmares.
A Universidade mantém, ainda, quatro escolas de ensino fundamental e médio (Escola do Recife e Escolas de Aplicação).
Comentários