Prefeitura inicia construção da ponte ligando os bairros de Areias e Imbiribeira
Com investimentos de R$ 91 milhões, a ponte 335m de extensão
Escute essa reportagem

A Prefeitura do Recife iniciou nesta terça-feira, as obras da ponte Areias-Imbiribeira, que vai cruzar o Rio Tejipió, interligando os dois bairros e agilizando o fluxo entre as avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes. A obra tem um investimento de R$ 91 milhões.
Após a conclusão, a ponte beneficiará motoristas, ciclistas, pedestres e usuários do transporte público, em uma extensão de 2,3 quilômetros, incluindo a construção da ponte com 335 metros de comprimento e o alargamento das avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza.
A obra será executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e contemplará a implantação de ciclofaixa bidirecional, novos abrigos de ônibus, embutimento da rede de telecomunicações, melhoria na rede de drenagem e iluminação pública, além da requalificação do pavimento.
Os serviços vão gerar 500 postos de trabalho, com a maior parte contratada junto à própria comunidade.
O prazo de execução é de 36 meses. A primeira etapa é a instalação dos canteiros de obras, sendo o principal localizado no bairro de Areias. Em seguida, será feito o aterro para a colocação das estacas das fundações e, na sequência, a cravação das estacas, fundação, colocação das vigas e lajes de concreto.
Após a conclusão da ponte, com a colocação dos encontros e rampas, será realizada a urbanização das vias.
Com 20,4 metros de largura, a ponte Areias-Imbiribeira terá quatro faixas de rolamento, duas faixas de passeio e ciclofaixa. As avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza serão alargadas para duas faixas de rolamento por sentido, com extensões de respectivamente 908m e 1.060m, ganhando paisagismo e urbanização.
Comentários