X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Pesquisa mostra que maioria dos eleitores prefere Humberto Costa para o Senado

Em 2026, diferentemente de 2022, os eleitores poderão escolher dois candidatos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa mostra que maioria dos eleitores prefere Humberto Costa para o Senado
Humberto Costa sai na frente de todos os candidatos ao Senado, que este ano terá duas vagas. Ele inclusive é favorito à primeira vaga |  Foto: Divulgação das redes sociais

A eleição para o Senado em 2026 oferece duas vagas para Pernambuco, uma cadeira a mais em relação a 2022. Nesse contexto, em levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pela TV Tribuna/Band, o senador e presidente nacional interino do PT, Humberto Costa, aparece como o preferido nas pesquisas estimuladas. Cada eleitor entrevistado poderia citar até dois candidatos.

No primeiro cenário, Humberto Costa tem 32,9%. No segundo lugar desponta o nome do ex-prefeito de Petrolina e também atual presidente do União Brasil no estado, Miguel Coelho (30,1%).

Foram entrevistados 1.652 eleitores em 64 cidades de Pernambuco entre os dias 8 e 12 de março.

A pesquisa tem 95% de confiança e margem de erro de cerca de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Isso significa que os candidatos que estão em primeiro e segundo lugar não estão empatados tecnicamente. Humberto tem uma leve vantagem.

O retrato do momento, por sua vez, sinaliza que a disputa pode ser acirrada pelas duas vagas de Pernambuco do Senado.

O ex-prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira (PL), que não concorreu a cargo político em 2024, aparece com 25,1% das intenções de votos, enquanto Eduardo da Fonte (PP) alcança 23,7% das intenções de votos. Os dois estão em empate técnico.

O nome do ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho (Republicanos), que chegou a ser cotado como ministro da Casa Civil pela boa relação com Lula, tem 16,2%. Já o atual senador Fernando Dueire (MDB), que substituiu Jarbas Vasconcelos (MDB), aparece com 3,4%, bem distante dos oponentes.

No total, 16,3% dos eleitores disseram, no momento, que não votariam em nenhum dos nomes apresentados, ou votariam nulo ou branco. Não sabem ou não responderam alcançou 4% dos entrevistados.

SEGUNDO CENÁRIO PARA SENADOR

Quando Anderson Ferreira é substituído pelo ex-ministro Gilson Machado, que também é do PL, partido de Bolsonaro, os adversários pontuam melhor. Humberto Costa fica com 33,9% contra o segundo lugar, Miguel Coelho, com 31%.

Eduardo da Fonte fica com a mesma percentagem de intenções de votos (23,7%), enquanto Gilson Machado aparece com 18,3%. Silvio Costa Filho oscila positivamente para 16,9% e Fernando Dueire também oscila para mais, ficando com 3,6%.

Matéria em andamento

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: