X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

“Manuca encontra uma casa arrumada”, diz Priscila Krause na posse de secretário

Governadora destacou que, desde o início d 2023, Pernambuco gerou mais de 110 mil vagas formais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem “Manuca encontra uma casa arrumada”, diz Priscila Krause na posse de secretário
Em seu discurso, Manuca (de terno azul) reforçou o compromisso de dar continuidade aos projetos em andamento e ampliar as ações para inserção profissional no estado |  Foto: Divulgação / Miva Filho / Secom-PE

A governadora em exercício de Pernambuco, Priscila Krause (PSDB), afirmou que o estado já "virou a curva do desemprego" e que o novo secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Emmanuel Fernandes, conhecido como Manuca, assume uma pasta estruturada. A declaração foi dada nesta segunda-feira (24), durante a cerimônia de nomeação no Palácio do Campo das Princesas.

Priscila destacou que, desde janeiro de 2023, Pernambuco gerou mais de 110 mil vagas formais e que a secretaria já qualificou mais de 30 mil pessoas, além de oferecer crédito para microempreendedores e programas voltados a grupos vulneráveis.

“Manuca chega e encontra uma casa arrumada, uma secretaria que já ofereceu mais de 30 mil vagas de qualificação e que, de forma pioneira, oferece qualificação para pessoas mais vulneráveis. Agora é pé no acelerador, para multiplicar aquilo que já estamos fazendo”, disse a governadora em exercício.

Em seu discurso, Manuca reforçou o compromisso de dar continuidade aos projetos em andamento e ampliar as ações para inserção profissional no estado.

“Com a nova gestão, queremos aprimorar e dar um incentivo maior a todas essas iniciativas. Temos muito o que aprender, mas temos muito o que oferecer também. Queremos fazer com que os profissionais que foram invisibilizados, como diz a governadora, retornem aos seus locais de trabalho, e que aqueles que nunca tiveram essa chance tenham a sua primeira oportunidade”, declarou durante a posse.

O novo secretário, ex-prefeito de Custódia, tem estreitas ligações com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que esteve presente na cerimônia. Ele assume o cargo no lugar de Amanda Aires, que, apesar de seu perfil técnico, não conseguiu ocupar a vitrine nos últimos anos.

“É uma alegria ver mais um sertanejo assumindo um papel de destaque na gestão. Manuca tem competência e experiência para somar e fazer a diferença no desenvolvimento de Pernambuco”, afirmou o ministro. “Ter um ex-prefeito com uma trajetória de gestão vitoriosa é um grande ativo para o Governo do Estado. Ele conhece de perto a realidade local e tem a capacidade de transformar desafios em oportunidades”, acrescentou o senador Fernando Dueire (MDB).

Manuca possui experiência na administração pública, tendo sido prefeito de Custódia, no Sertão do Moxotó, por dois mandatos (2017-2020 / 2021-2024). Também exerceu os cargos de vice-prefeito do município e presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú). Durante sua gestão,segundo informações do Governo de Pernambuco, investiu significativamente na educação, alcançando, em 2023, a nota 6,3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: