“Manuca encontra uma casa arrumada”, diz Priscila Krause na posse de secretário
Governadora destacou que, desde o início d 2023, Pernambuco gerou mais de 110 mil vagas formais
Escute essa reportagem

A governadora em exercício de Pernambuco, Priscila Krause (PSDB), afirmou que o estado já "virou a curva do desemprego" e que o novo secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Emmanuel Fernandes, conhecido como Manuca, assume uma pasta estruturada. A declaração foi dada nesta segunda-feira (24), durante a cerimônia de nomeação no Palácio do Campo das Princesas.
Priscila destacou que, desde janeiro de 2023, Pernambuco gerou mais de 110 mil vagas formais e que a secretaria já qualificou mais de 30 mil pessoas, além de oferecer crédito para microempreendedores e programas voltados a grupos vulneráveis.
“Manuca chega e encontra uma casa arrumada, uma secretaria que já ofereceu mais de 30 mil vagas de qualificação e que, de forma pioneira, oferece qualificação para pessoas mais vulneráveis. Agora é pé no acelerador, para multiplicar aquilo que já estamos fazendo”, disse a governadora em exercício.
Em seu discurso, Manuca reforçou o compromisso de dar continuidade aos projetos em andamento e ampliar as ações para inserção profissional no estado.
“Com a nova gestão, queremos aprimorar e dar um incentivo maior a todas essas iniciativas. Temos muito o que aprender, mas temos muito o que oferecer também. Queremos fazer com que os profissionais que foram invisibilizados, como diz a governadora, retornem aos seus locais de trabalho, e que aqueles que nunca tiveram essa chance tenham a sua primeira oportunidade”, declarou durante a posse.
O novo secretário, ex-prefeito de Custódia, tem estreitas ligações com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que esteve presente na cerimônia. Ele assume o cargo no lugar de Amanda Aires, que, apesar de seu perfil técnico, não conseguiu ocupar a vitrine nos últimos anos.
“É uma alegria ver mais um sertanejo assumindo um papel de destaque na gestão. Manuca tem competência e experiência para somar e fazer a diferença no desenvolvimento de Pernambuco”, afirmou o ministro. “Ter um ex-prefeito com uma trajetória de gestão vitoriosa é um grande ativo para o Governo do Estado. Ele conhece de perto a realidade local e tem a capacidade de transformar desafios em oportunidades”, acrescentou o senador Fernando Dueire (MDB).
Manuca possui experiência na administração pública, tendo sido prefeito de Custódia, no Sertão do Moxotó, por dois mandatos (2017-2020 / 2021-2024). Também exerceu os cargos de vice-prefeito do município e presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú). Durante sua gestão,segundo informações do Governo de Pernambuco, investiu significativamente na educação, alcançando, em 2023, a nota 6,3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Comentários