Lula mantém liderança entre católicos e Flávio Bolsonaro entre evangélicos
Senador abre 11 pontos de vantagem no segmento religioso, enquanto petista mantém 45% no eleitorado católico
Siga o Tribuna Online no Google
A polarização religiosa no Brasil ganhou novos números. Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (8) mostra que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) lidera as intenções de voto entre os evangélicos, somando 34% em cenário estimulado. No mesmo grupo, o presidente Lula aparece com 23%.
A vantagem do senador, de 11 pontos percentuais, consolida o parlamentar como o principal nome da oposição nesse segmento.
O cenário se inverte totalmente entre os católicos. Nesse grupo, Lula mantém uma liderança folgada com 45% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro chega a 30%. A diferença, também de 15 pontos percentuais a favor do petista, garante a ele a dianteira no maior bloco religioso do país.
Veja os números
Cenário 1º Turno (Datafolha Março/2026)
Entre os CATÓLICOS:
Lula: 45% (Liderança isolada)
Flávio Bolsonaro: 30%
Vantagem de Lula: 15 pontos.
Entre os EVANGÉLICOS:
Flávio Bolsonaro: 34% (Liderança isolada)
Lula: 23%
Vantagem de Flávio: 11 pontos.
Resistência e aprovação
Os dados revelam que o governo Lula enfrenta sua maior resistência justamente onde Flávio Bolsonaro cresce. A desaprovação do atual mandato é acentuada entre os evangélicos, refletindo o peso de pautas conservadoras. Já Flávio Bolsonaro encontra barreiras entre os católicos, especialmente nas regiões onde a memória dos governos petistas é mais forte.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 137 municípios. Dos entrevistados, 48% foram católicos e 28% evangélicos, sendo um recorte do Brasil, segundo o Censo de 2002. A margem de erro varia de 3 pontos percentuais a quatro, no tocante ao assunto preferência política por religião, o que chega a ser um pouco maior quando o tema não é este.
Outros nomes foram ouvidos pelo Datafolha, mas a polarização ficou entre Lula e o filho do ex-presidente Bolsonaro.
Veja também: Flávio se consolida e empata com Lula no 2º turno, diz Datafolha
Comentários