Justiça autoriza Marcos Xukuru a voltar ao cargo de prefeito de Pesqueira
Gestor estava afastado, junto com outros dois vereadores da cidade, por suspeita de corrupção
Escute essa reportagem

O prefeito da cidade de Pesqueira, Agreste pernambucano, Cacique Marcos Xukuru (Republicanos) e dois vereadores do município, Sil Xukuru (PT) e Pastinha Xukuru (PP), foram autorizados pela Justiça de Pernambuco a reassumirem seus cargos. Eles são réus por suspeita de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro, segundo inquérito policial e estavam afastados desde o dia 3 de abril último, quando a polícia deflagrou a operação "Pactum Amicis".
A investigação começou em abril de 2022, época em que Marcos Xukuru era secretário municipal, e tem o objetivo de identificar e desarticular uma organização criminosa que atuaria junto a gestão municipal em crimes de fraude em licitação e lavagem de dinheiro. O grupo é acusado de causar prejuízos ao município de mais de R$ 15,7 milhões.
Cacique Marcos seria o líder do grupo que fraudou concorrências na cidade para beneficiar empresas em troca de apoio financeiro para a campanha de 2020. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ofereceu denúncia pelo caso, que foi aceita no Tribunal de Justiça (TJPE) no dia 25 de abril, mas até a ultima sexta-feira, o TJPE não renovou o pedido de suspensão provisória dos cargos dos 3 envolvidos, o que os habilita a voltarem às suas funções. O processo segue em análise pelo TJPE. Os acusados alegam inocência.
Comentários