X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

João Campos lidera com 77,3% nas intenções de voto no Recife

Prefeito aparece com ampla vantagem tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada e tem menor rejeição entre os candidatos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem João Campos lidera com 77,3% nas intenções de voto no Recife
João Campos (a esquerda), lidera com folga a disputa eleitoral no Recife |  Foto: Divulgação

Se a eleição fosse hoje, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), seria reeleito no 1º turno. Tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada, o prefeito sai na frente dos adversários com 60,9% e 77,3% das intenções de votos, respectivamente.

Os dados são da pesquisa realizada pela TV Tribuna/Band, em parceria com o Instituto Paraná Pesquisas, e foram divulgados com exclusividade na tarde desta sexta-feira (6), no Jornal da Tribuna 1ª Edição. O levantamento mede a intenção de voto para prefeito ou prefeita do Recife nas eleições municipais de 2024.

O Instituto Paraná Pesquisa entrevistou 800 eleitores, entre os dias 2 e 5 de setembro. O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa espontânea

João Campos lidera com vantagem no 1º cenário da espontânea, com 60,9%. Seus oponentes aparecem distantes nas seguintes colocações: Gilson Machado (PL) tem 2,5%, Daniel Coelho (PSD) aparece com 0,8%, Dani Portela (PSol), com 0,6% e Tecio Teles (Partido Novo), com 0,1%.

Pela margem de erro de 3,5 pontos percentuais, Gilson Machado, Daniel Coelho, Dani Portela e Tecio Teles estão empatados tecnicamente. Outros nomes mencionados espontaneamente somam apenas 0,5%. No total, 29,3% não sabem ou não responderam.

De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PE-04159/2024 para o cargo de Prefeito do Recife. O Instituto tem 23 anos de atuação nas áreas de pesquisa política, opinião e mercado.

Pesquisa estimulada

Imagem ilustrativa da imagem João Campos lidera com 77,3% nas intenções de voto no Recife
Tecio Teles (0,9%), Simone Fontana (0,4%), Victor Assis (0,3%) e Ludmila Outtes (0,1%) também estão empatados tecnicamente |  Foto: Reprodução da TV Tribuna PE

Na pesquisa estimulada, João Campos registra uma vantagem com 77,3% de intenções de votos.

Os demais candidatos e candidatas despontam com as seguintes colocações: Gilson Machado (5,4%), Daniel Coelho (3,9%), Dani Portela (1,8%), Tecio Teles (0,9%), Simone Fontana (0,4%), Victor Assis (0,3%) e Ludmila Outtes (0,1%).

Pela margem de erro, na estimulada, Gilson Machado e Daniel Coelho estão empatados tecnicamente em segundo lugar.

Porém, se a oscilação for para menos, Daniel Coelho está empatado tecnicamente com Dani Portela, Tecio Teles e até Simone Fontana. Victor Assis e Ludmila Outtes são os mais distantes da segunda colocação. Não souberam responder ou opinar 4% dos entrevistados. Já 6,1% responderam que votariam branco ou nulo.

Daniel Coelho tem a maior rejeição entre os candidatos

O Instituto Paraná Pesquisas também perguntou aos entrevistados sobre rejeição. Neste quesito, Daniel Coelho (PSD), aparece com a maior rejeição, isolando-se no 1º lugar com 34,6%.

Dani Portela aparece em segundo lugar com 26% de desaprovação, empatada tecnicamente com Gilson Machado (25,3%), Ludmila Outtes (23,5%) e Tecio Teles (23,1%).

Simone Fontana (18,3%) e Victor Assis (17,5%) aparecem empatados tecnicamente em terceiro lugar de rejeição. Já o prefeito João Campos tem a menor rejeição entre os postulantes ao cargo de prefeito: 5,9%

88,4% da população aprovam a gestão do prefeito João Campos

O levantamento analisou a percepção da população sobre a gestão do prefeito João Campos, fazendo a seguinte pergunta: A administração do prefeito do Recife, João Campos, está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?

No geral, 76,6% dos entrevistados avaliam a administração do prefeito de maneira positiva, sendo 38,1% a classificando como ótima e 38,5% como boa. Em contrapartida, apenas 2,9% consideram a gestão ruim e 2,5% a avaliam como péssima. Um total de 1,9% dos entrevistados não soube ou preferiu não opinar.

Quando os entrevistados são indagados se aprovam ou desaprovam a administração do prefeito do Recife, João Campos, os números são mais expressivos: 88,4% dos entrevistados aprovam o governo de João Campos, enquanto 8,8% desaprovam. Outros 2,9% não souberam ou não opinaram.

CEO do Instituto Paraná destaca favoritismo de João Campos na corrida eleitoral

A CEO do Instituto Paraná Pesquisas, Nair Quintanilha, comentou os dados da recente pesquisa sobre a corrida eleitoral no Recife, destacando o cenário favorável para o prefeito João Campos.

"Esses números mostram um favoritismo expressivo para João Campos na disputa pela reeleição. Com uma aprovação de 88% de seu governo, é natural que isso se reflita em uma alta intenção de voto, tornando o cenário eleitoral muito positivo para outubro", afirmou Nair.

Ela acrescentou que, mesmo com a pesquisa sendo um retrato momentâneo, é inegável que João Campos, neste momento, possui uma vantagem considerável sobre os demais concorrentes.

"Na pesquisa espontânea, os eleitores já mencionam o nome do prefeito de forma natural, e na estimulada, os números só crescem."

Segundo a CEO, o cenário atual aponta para uma dificuldade em que algum adversário leve a disputa para um segundo turno, mas destacou que ainda há tempo de campanha, com debates, entrevistas e possíveis novos fatos que possam alterar o panorama até as eleições.

Veja mais

Raquel Lyra tem 66,4% de desaprovação no Recife

No Recife, administração de Lula tem aprovação de 62,6%

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: