APAC alerta possibilidade de chuvas fortes ou moderadas durante esta madrugada
Atualizações são mais constantes porque há dois fenômenos atmosféricos envolvidos
Escute essa reportagem

Para quem vai sair de casa dirigindo, a pé ou de ônibus e para quem mora em áreas de risco, o Portal da Tribuna Online PE chama atenção para o alerta laranja divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) nesta quarta-feira (20).
A previsão indica pancadas de chuvas de moderadas a fortes em todas as regiões do Estado, com maiores concentrações no Agreste e Sertão, durante esta madrugada, no Litoral e Zona da Mata. Isso pode provocar alagamentos, riscos de choques e deslizamentos, entre outros.
As chuvas fortes se devem à atuação conjunta de dois fenômenos atmosféricos, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis e o de pulso da Zona de Convergência Intertropical. (Entenda mais abaixo).
A APAC informa ser necessário, inclusive, o acompanhamento das atualizações, uma vez que o sistema VCAN é “muito dinâmico e se desloca rapidamente”. Os dois fenômenos atmosféricos geram instabilidade atmosférica. Veja o monitoramento em tempo real
O que são esses dois nomes complicados?
A expressão "atuação conjunta dos sistemas VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) e de um pulso da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical)" refere-se a uma situação meteorológica em que dois sistemas atmosféricos estão interagindo e influenciando as condições climáticas em uma determinada região.
A interação pode ter efeitos significativos sobre o clima local, podendo levar a condições meteorológicas adversas, como chuvas intensas, tempestades ou outros fenômenos climáticos. Essa análise é comum em estudos meteorológicos e previsões para compreender melhor os padrões atmosféricos e antecipar eventos climáticos.
Entenda o significado de cada fenômeno de forma separada
1- Vórtice Ciclônico de Altos Níveis refere-se a um sistema de baixa pressão atmosférica localizado em altos níveis da atmosfera, acima de 5 quilômetros das nossas cabeças. Esses vórtices ciclônicos podem influenciar o tempo e o clima em uma área, muitas vezes contribuindo para a formação de nuvens e instabilidade atmosférica.
2 - Zona de Convergência Intertropical - Refere-se a uma região na qual os ventos alísios do hemisfério norte encontram os ventos alísios do hemisfério sul, resultando em convergência de massas de ar. A ZCIT é frequentemente associada a áreas de instabilidade atmosférica e é um importante mecanismo de formação de chuvas em regiões tropicais.
Comentários